Comissão de Finanças convoca ministro para explicar divisão de instituições

O requerimento apresentado pelo deputado Elias Vaz  foi aprovado nesta quarta-feira (15)

Por Redação
15/09/2021 às 16h10
  • Compartilhe
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara convocou o ministro da Educação, Milton Ribeiro, para explicar as propostas de divisão de institutos federais, com uma política própria de indicação de reitores. O requerimento apresentado pelo deputado Elias Vaz (PSB-GO) foi aprovado nesta quarta-feira (15).

O parlamentar explica que a proposta anunciada por Milton Ribeiro não implicaria no aumento de "vagas e cursos", somente partilhando o que já existe.

"O ministro anunciou em reunião com atuais reitores que pretende dividir IFs. A proposta dá a entender que serão criadas 10 novas reitorias, mas, na prática, não seriam criados campi, nem ampliado o número de vagas e cursos. Vão apenas dividir o que já existe, sem implantar estrutura para isso", diz o deputado federal.

Segundo Vaz, a iniciativa é mais uma da agenda do governo Bolsonaro que quer destruir o ensino público federal e retirar de vez a autonomia das instituições.

Sindicatos e reitores alegam que a criação de cada nova sub-reitoria custaria cerca de R$ 8 milhões ao ano, justamente em meio a cortes orçamentários nos últimos anos que ultrapassa os 20% e implica em sucateamento de universidades e falta de verba para bolsas de iniciação científica e de permanência estudantil.