Live com Antonio Nery Filho discute prevenção e consumo de drogas na adolescência nesta segunda-feira

Encontro faz parte da programação da Sociedade Baiana de Pediatria no mês que se comemora o Dia do Adolescente - 21 de setembro

Por Redação
12/09/2021 às 15h04
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O psiquiatra, doutor em Sociologia e Ciências Sociais (França) e professor aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Antonio Nery Filho, palestra, nesta segunda-feira (13), às 19h30, em uma live realizada pela Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) para discutir questões relativas à prevenção e consumo de drogas na adolescência.

A apresentação será mediada pela presidente da Sobape, a pediatra Dolores Fernandez, e terá a seguinte abordagem: "Pode-se falar em toxicomania na adolescência?".

A atividade integra as ações da Sobape no mês em que se comemora o Dia do Adolescente (21 de setembro) e será aberta ao público mediante inscrição gratuita na plataforma makadu.live/sobape.

Na última quinta-feira (9), o doutor em Pediatria pela Universidade de São Paulo (USP) e representante da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) nas ações de combate ao álcool, tabaco e drogas, João Paulo Becker Lotufo, realizou palestra com o tema "Fake News sobre drogas lícitas", com mediação da presidente do departamento científico de Adolescência da Sobape, Sandra Plessim.

"Esses encontros trazem uma perspectiva atualizada de como nós, profissionais de saúde, as famílias e a sociedade civil devemos lidar essa questão do consumo de drogas, que tem um impacto ainda maior quando acontece na adolescência", reforça a presidente Dolores Fernandez.

Dados

Levantamento de 2020 do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa) apontou que os adolescentes brasileiros iniciam cada vez mais cedo o consumo de bebidas alcoólicas, por volta dos 12 anos de idade. Na maior parte dos casos, a substância foi adquirida em festas ou por meio de amigos e familiares.

A pesquisa mostrou ainda que 55% dos adolescentes na faixa etária entre 13 e 15 anos de idade já consumiram bebida alcoólica e que cerca de 21% já ficaram embriagados.