Laboratório Jaime Cerqueira se preparou para a pandemia antes dos primeiros casos serem registrados no Brasil

Gestor do grupo, Breno Cerqueira, conta que unidade adquiriu material e realizou treinamentos para exames da Covid-19 em janeiro de 2020

Por Jones Araújo e Osvaldo Lyra
11/09/2021 às 16h27
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O laboratório Jaime Cerqueira foi um dos primeiros a receber a chancela do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN-BA) para as análises clínicas do novo coronavírus.

Segundo o diretor-executivo, Breno Cerqueira, antes mesmo da pandemia chegar no Brasil, ao se informar sobre os casos da doença ao redor do mundo, o laboratório começou a preparar as unidades para uma possível chegada da Covid-19 no país.

"Em janeiro [de 2020] a gente acabou fazendo um pedido de compra para reagentes. Estruturou nossa área técnica para esse exame especificamente. A pandemia chegou a gente estava preparado, desempenhamos  nosso papel na linha de frente e assim foram esses 18 meses aproximadamente. A gente esteve na vanguarda desse processo do nosso estado e conseguimos atuar desde o início sem interrupção", afirma Breno Cerqueira que é a personalidade entrevistada no podcast do Portal M!.
 
Com sede  em Salvador, o Jaime Cerqueira tem 43 anos de atuação no mercado da Bahia. O grupo também tem ampliado sua atuação no estado e agora chega a 11 unidades espalhadas por seis cidades da Bahia como Santo Amaro, Itabuna, Ilhéus, Santo Antônio de Jesus e Feira de Santana.  Breno informa que os municípios são estrategicamente escolhidos.

"O nosso processo de crescimento vem enraizado com uma percepção nossa de levar para as unidades do interior a mesma linha diagnóstica que a gente conseguiu implementar em Salvador. Não só análises clínicas, mas também exames mais especializados, exames da anatomia patológica, biologia molecular e genética. Para onde a gente vai, a gente leva as soluções diagnósticas que a gente tem", pontua.

Ao podcast do Portal M!, Breno também falou sobre as demandas da população baiana na área de diagnósticos.

Você fica por dentro de tudo não podcast abaixo: