Foi Duda que fez

Nelson Vilalva é CEO da Nova SB e foi diretor de atendimento da Duda Mendonça e Associados

Por Nelson Vilalva*
16/08/2021 às 15h15
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Instado a escrever sobre a trajetória de Duda Mendonça, minha primeira reação foi de ponderação. Tive a honra de trabalhar em sua agência por quase dois anos, mas não privei de sua intimidade e convívio como outros companheiros de mercado tais como Zilmar Fernandes, Ricardo Braga, Giovanni Almeida, Marcelo Kertész, Marcelão e Marcelinho Simões. Uma homenagem singela e objetiva seria listar aqui todos os talentos que Duda formou e que gerou o que chamo de primeira grande diáspora do mercado de comunicação baiano.

Aceitei este desafio para fazer este registro e reviver para os profissionais que hoje dão seus primeiros passos na área da publicidade e comunicação o que era a Bahia três, quatro décadas atrás.

Vivíamos uma época de ouro - Duda, Rodrigo, Fernando, Sérgio e mais tarde Nizan projetaram a Bahia para todo o país a ponto de nossa naturalidade se tornar diferencial competitivo. Cinco nomes que transformaram a Ladeira da Barra, o Rio Vermelho e o Garcia em mecas da propaganda - trazendo para estes endereços os prêmios mais cobiçados e campanhas comentadas nas ruas de todo o país. 

Foi na DM9 no bairro do Garcia que pisei pela primeira vez numa agência, acompanhando a rotina de trabalho de meu pai. Adorava o tio de barba engraçada que me chamava para figurar nos seus comerciais. Dizia minha mãe que seu colega de sala em tempos de escola, Duda, conseguia nos emocionar com Óticas Ernesto e Gelol porque havia herdado a sensibilidade de seu pai, pintor - Mendonça Filho. Já mais velho, ouvindo Cheiro de Amor - jingle de motel que virou hit na voz de Bethânia, compreendi o que ela me dizia. Era necessário ter uma percepção rara e diferenciada para que um homem pudesse descrever de maneira tão exata as reações de uma mulher no momento da sedução.

Em meados da década de 80, com a campanha de Mário Kertész e vitórias em vários estados, Duda construiu um modelo de campanha diferenciado, arrebetador, que virou produto de exportação. E a reboque, os integrantes destas equipes se tornaram nomes destacados e que sempre tiveram o orgulho de ostentar suas origens. 

Foi Duda que abriu caminho para que outros tantos talentos formados pela Propeg , pela D&E e pela DM9 já sob a gestão de Guanaes ganhassem o Brasil. 

Sou de uma geração que sucede esse momento de efeverscência. Tive a rara chance de trabalhar com quatro destas referências e de ter como amigo e conselheiro um deles. Mas hoje é dia de reconhecer e a agradecer a Duda em nome de todos os baianos que brilham na área de publicidade. A gente pode até não saber, mas dentro de cada um de nós, tem um pouco de Duda. 

Siga em paz e com sua missão mais que cumprida. Deixo aqui meu abraço fraterno para Aline, Lucas, Xande, Léo e Duca. 

 

*Nelson Vilalva é CEO da Nova SB e foi diretor de atendimento da Duda Mendonça e Associados.

-------------
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos respectivos autores, não representanto, portanto, a opinião do Portal Muita Informação!