Praias de Mata de São João estão seguras para receber turistas, garante secretária de Saúde

Município comanda quatro distritos com potencial turístico, e prefeitura faz monitoramento de pacientes

Por Francisco Artur
05/08/2021 às 19h05
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/Buenas Dicas
Foto: Reprodução/Buenas Dicas

Enquanto nos meses de fevereiro e março, o município de Mata de São João registrava cerca de 500 pessoas monitoradas por suspeita de Covid-19, o bimestre correspondente a julho e agosto mostra que este dado fica em torno de 70 possíveis casos do novo coronavírus na cidade e em seus quatro distritos.

Na avaliação da secretária de Saúde de Mata de São João, Tatiane Rebouças, o contexto de melhora nos índices de contaminação e o avanço na vacinação contra a doença apontam a um cenário de "conforto" na saúde pública para fomentar a área do turismo nos distritos de Praia do Forte, Imbassaí, Sauípe e São Diogo.  

"Com certeza, este cenário nos mostra algo interessante para as projeções neste segundo semestre. Estamos percebendo, sim, o aumento no turismo e uma diminuição nas contaminações por coronavírus", disse a secretária.

Como comentado por Tatiane, atual conjuntura da pandemia em Mata de São João, segundo dados da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) desta quinta-feira (5), registra um total de 52 mortes pela doença e 4.118 casos do novo coronavírus.

No município, 27.556 pessoas tomaram ao menos uma dose da vacina. Dessas, 8.023 já estão totalmente imunizadas. 

Mesmo com uma possível recuperação de toda a economia da cidade e dos distritos, contou Tatiane, a Mata de São João mantém o alerta para a manutenção das medidas preventivas de combate à crise sanitária, como uso obrigatório de máscaras e distanciamento social.

Além disso, a secretária falou sobre o monitoramento feito pela prefeitura em pacientes suspeitos de estarem infectados.

"O monitoramento é feito pelos profissionais dos 14 postos de saúde da família. O paciente suspeito vai à unidade e sai de lá com data e hora de retorno voltar lá. Esse monitoramento também é feito por contato de telefone", explicou.