Bolsonaro não irá para o PP e João Leão não disputará vaga para a Assembleia

Todas às quartas, temos novidades da política, do empresariado e da cultura para que você entenda melhor "como a roda gira" nos bastidores

Por Osvaldo Lyra e equipe
28/07/2021 às 07h51
  • Compartilhe
Foto: Arte: Haron Ribeiro
Foto: Arte: Haron Ribeiro
Ciro sela namoro de Bolsonaro com o PP 
 
A confirmação de que o senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, aceitou ser o novo ministro da Casa Civil do governo Bolsonaro, fortaleceu sobremaneira o Progressistas junto ao Palácio do Planalto. Na avaliação do deputado federal Cacá Leão, essa articulação nacional não tem impacto sobre o partido e seus aliados nos estados, sobretudo na Bahia. "Tem que ser feita a separação do cenário nacional, como sempre fizemos. Em 2018, a senadora Ana Amélia foi vice de Geraldo Alckmin, do PSDB, e nós fizemos a separação". 
 

Bolsonaro não irá para o PP
 
Cacá Leão é enfático ao afirmar que não acredita na filiação do presidente Jair Bolsonaro ao PP. Dificilmente ele irá para um partido em que não poderá controlar e chamar de seu. No PP, parte significativa da sigla não apoia seu governo e não deixaria ele dar as cartas, como pretende fazer. A sigla é muito ramificada nos estados, sobretudo no Nordeste. Até mesmo o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, já teria demonstrado resistência ao ingresso do presidente da República. 


O caminho será o PTB 
 
Cacá diz ainda que o caminho natural do presidente Jair Bolsonaro será ir para o PTB. O presidente nacional Roberto Jefferson limpou toda a sigla no Brasil para entregá-la de bandeja ao presidente, hoje sem partido. "Jefferson quer se eleger deputado e sabe que a única forma dele se viabilizar é colocando o carimbo de Bolsonaro nas próprias costas", avaliou. 


Até Benito foi rifado
 
Até mesmo o ex-presidente do partido na Bahia, Benito Gama, que era amigo pessoal de Roberto Jefferson, e presidiu o PTB quando o dirigente esteve preso em Brasília, foi retirado do partido sem a menor cerimônia. Benito foi literalmente rifado. 


A pressão do bonitão
 
A pressão que o vice-governador João Leão tem feito na base do governador Rui Costa para se viabilizar como candidato ao governo ou ao Senado é vista com naturalidade pelo filho, o deputado federal Cacá Leão. Segundo o progressista, "esse momento é natural que todos pleiteiem e queiram construir o seu espaço. A hora é de dialogar e lá na frente a base decidirá quem terá as melhores condições para avançar".
 
Leão não irá para a Assembleia 
 
O deputado Cacá Leão disse ainda que não está no raio de possibilidades do PP a estratégia de eleger o vice-governador João Leão como deputado estadual e, assim, torná-lo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia. "Essa possibilidade está completamente descartada. Se ele fosse candidato a deputado, seria federal e em meu lugar", disse Cacá, enfatizando que o "bonitão" poderá ser candidato a governador ou disputar a vaga de senador em 2022. 


Queijos, vinhos e 2022
 
Aliás, por falar em Leão, ele não perdeu tempo e foi atrás do dirigente do PRTB na Bahia, Celsinho Cotrim, de olho numa aproximação com o partido do vice-presidente da República, Hamilton Mourão. No último sábado, Leão ofereceu um jantar a Celsinho para falar sobre seus planos de concorrer ao governo em 2022. Inteligente, o presidente do PRTB ouviu atentamente o bonitão Leão e disse que está dialogando com todos, já tendo, inclusive, iniciado as conversas com o ministro da Cidadania, João Roma, do Republicanos.
 
 


A candidatura de Roma favorece quem? 
 
A candidatura do ministro da Cidadania, João Roma, ainda é uma incógnita para muita gente dentro e fora da Bahia. Citado por 15% do eleitorado como o candidato natural do presidente Bolsonaro no estado, Roma, que controla um orçamento anual de mais de R$104 bilhões no Ministério, estaria contando com a torcida de apoiadores do seu ex-aliado ACM Neto, presidente nacional do Democratas. Pode soar estranha essa tese, mas como a eleição para o governo baiano tem se colocado como um duelo clássico do BA x VI, leia-se DEM X PT, a chegada de uma terceira via pode contribuir para que a disputa seja definida no segundo turno, beneficiando, assim, o pré-candidato do Democratas ao Palácio de Ondina.
 
A máquina do governo pesa
 
A leitura que muitos fazem no entorno do DEM é que a máquina estadual, comandada pelo PT, além de ser pesada e ter importância muito grande no processo eleitoral, soma-se e muito à força da aliança estabelecida com o PSD e o PP, de Otto Alencar e João Leão, respectivamente, que deve ser mantida. 


Neto se beneficia dos votos 
 
O que outro deputado oposicionista voltou a falar para a coluna Vixe ontem foi que, num eventual segundo turno, ACM Neto deve ser beneficiado pelos votos de Roma, já que os apoiadores do bolsonarismo na Bahia não votarão de jeito algum no senador Jaques Wagner e no PT, tendendo assim, a migrar para o candidato do DEM. "A candidatura de Roma só beneficia ACM Neto", enfatiza o deputado da oposição a Rui, ao completar que o cenário de BA x VI é prejudicial para o democrata, apesar da propagada fadiga de material dos petistas, que estão há quase 16 anos no poder. "Sem contar que ele se livra da sombra de Bolsonaro na Bahia"...
 
 

Bruno quer abrir tudo 
 
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, tem se debruçado nos últimos dias à estratégia de abertura total do setor produtivo da cidade. No Palácio Thomé de Souza o que se comenta é que o prefeito quer avançar nos protocolos dos eventos-testes, que permitirão o retorno dos eventos na capital baiana, além do retorno efetivo do setor da educação. 
 
O MP e os protocolos 
 
O Ministério Público foi acionado pelas entidades que atuam no setor do entretenimento, pedindo a definição rápida dos protocolos que garantam a realização do evento-teste em total segurança. O empresariado está pressionando o município para viabilizar a retomada, já que o setor foi o primeiro a parar e deverá ser um dos últimos a voltar às suas atividades. A maior preocupação do prefeito é abrir imediatamente a cidade, colocando a roda da economia pra girar, já que Salvador está com a pandemia controlada, avançando no processo de vacinação. A expectativa, inclusive, é que em dez dias acabem todas as restrições para bares e restaurantes, faltando apenas os grandes shows e eventos com maior público. A conferir. 
 


Só a fé salva...
 
Uma foto tirada pelo jornalista Azevedo Júnior, em Feira de Santana, na última segunda, foi motivo de piada na Princesa do Sertão ao longo da semana. Nela, o atual prefeito Colbert Martins, do MDB, senta na frente do deputado federal Zé Neto, do PT, na missa em homenagem à Nossa Senhora Santana, padroeira dos feirenses. Quem viu a cena na Igreja Catedral aproveitou para ironizar as lideranças políticas da cidade, que apenas se cumprimentaram friamente, já que estavam no templo católico. 
 
A cena observada 
 
A cena foi observada pelo atual vice-prefeito Fernando de Fabinho e pelo deputado Carlos Geilson, que era aliado do PT e se reaproximou do grupo de Zé Ronaldo e Colbert na última eleição. Geilson, inclusive, teria disparado para Zé Neto: "você sempre atrás de Colbert, né?", para gargalhada de todos.