Em duas décadas, mais da metade da força de trabalho será composta por pessoas acima de 45 anos

A Coach de Carreira e Desenvolvimento de Competências Gerenciais, Maiza Ribeiro, afirma que o processo de inclusão da terceira idade nas empresas é irreversível

Por Jones Araújo
22/07/2021 às 15h20
  • Compartilhe
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Com o aumento da longevidade no Brasil, a população acima dos 50 anos já ultrapassa a marca de 50 milhões. De acordo com dados da Forbes, nas próximas duas décadas, a estimativa é de que mais da metade da força de trabalho do país seja composta por pessoas com 45 anos ou mais. Por este motivo, as empresas precisam estar preparadas para integrar este público nas equipes de trabalho.

"O trabalho não traz apenas rendimentos financeiros, traz também saúde social, saúde intelectual e ajuda a cada profissional desse viver  melhor. O sênior sonha com um futuro, define com clareza seus objetivos pessoais e valoriza a participação em conquistas coletivas. Estão totalmente adequados a participar dos processos de integração organizacional", afirma a Coach de Carreira e Desenvolvimento de Competências Gerenciais e sócia da Damicos Consultoria, Maiza Ribeiro, 

Maiza é Coach de Carreira  e Desenvolvimento de Competências 

Para Maiza,  o processo de inclusão da terceira idade nas empresas é irreversível.  "O público consumidor das organizações está envelhecendo e as empresas estão entendendo que em algum momento terão que olhar para essa questão e fazer ações efetivas para inclusão dos profissionais acima de 50 anos na organização", explica.

A coach de carreiras esclarece que a tecnologia não é uma barreira para este público, uma vez que os seniores estão cada vez mais incluídos nos processos tecnológicos necessários para o ambiente de trabalho. 

"Hoje toda essa geração está envolvida, participando, incluída no mundo digital e fazendo todos os serviços pessoais e profissionais com auxílio de aplicativos. Isso já não é mais uma limitação", pontua.

A empresária também fala dos sinais de mudanças da organização, empreendedorismo e assessoramento de carreira dos profissionais acima de 50 anos.

Fique por dentro de tudo no podcast abaixo: