Pandemia aumenta incidência de trabalho infantil na Bahia, aponta Ministério Público

Sara Oliveira, coordenadora da Unidade de Estudos e Projetos do Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente, é a personalidade entrevistada no podcast do Portal M!

Por Jones Araújo
12/06/2021 às 08h20
  • Compartilhe
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O número de crianças submetidas a trabalho infantil aumentou pela primeira vez em 20 anos, atingindo 160 milhões no mundo. O anúncio foi feito na quinta-feira (10) pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Neste sábabo (12), Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil, o podcast do Portal M! entrevistou a coordenadora da  Unidade de Estudos e Projetos do Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente  do Ministério Público da Bahia, Sara Oliveira.

De acordo com ela, no Brasil há hoje cerca de dois milhões de crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos, que estão em situação de trabalho infantil,  o que representa 4,6% de toda a população dentro dessa faixa etária no país.  Sara ressalta que a pandemia de Covid-19 tem agravado a situação.

Sara Oliveira é a personalidade entrevistada do Portal M!

"O Brasil assumiu um compromisso junto a Organização Internacional do Trabalho, em erradicar todas as formas de trabalho infantil até 2025 e, em 2021, tentar chegar a um patamar aceitável. Infelizmente, a questão da pandemia veio a prejudicar um pouco essa ação. Os números ainda estão longe da realidade", afirma.

Sara destaca que embora os números demonstrem queda, os dados oficiais ainda estão muito aquém do que é a realidade. "Então, a gente celebra a queda, mas ainda assim a gente quer dizer que o trabalho infantil é uma violação muito invisível. O que aparece, enquanto dado oficial, ainda não projeta o que é realmente o número de crianças trabalhando", afirma.

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) também declarou 2021 como o Ano Internacional para a Eliminac?a~o do Trabalho Infantil.

Para denunciar a situação de trabalho infantil e exploração de mão de obra, Sara informa alguns canais que garantem anonimato: o Disque 100 e 61996565008 (WhatsApp).

A coordenadora do MP também explica as consequências do trabalho infantil na agricultura e informa as ações realizadas pelo Ministério Público no estado.

Confira no podcast abaixo: