Jornal Nacional faz homenagem a jornalistas no lançamento da campanha "Fatos e Pessoas"; confira vídeo

A campanha lançada pela TV Globo para valorizar o trabalho dos jornalistas fomenta o debate sobre a saúde e a vacinação dos profissionais em atuação nesta crise sanitária

Por Francisco Artur
11/06/2021 às 10h24
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/TV Globo
Foto: Reprodução/TV Globo

Os quatro minutos finais da edição da última quinta-feira (10) do Jornal Nacional, da TV Globo, emocionaram o telespectador. Isso porque os apresentadores do noticiário, os jornalistas William Bonner e Renata Vasconcellos, anunciaram a campanha "Fatos e Pessoas", lançada pela emissora para valorizar o trabalho da imprensa na pandemia.

No trecho do anúncio, disponível no fim da matéria, Bonner e Vasconcellos falam de forma pausada, franzindo a teste e mexendo a cabeça.

"A Globo vai dividir com os espectadores alguns momentos da intimidade de nós, jornalistas. Algumas conversas que nós tivemos fora do ar [.] Você vai ouvir mensagens de áudio de celular que nós trocamos com parentes nossos, com as nossas famílias", anunciou Bonner.

Campanha 

Durante os intervalos na programação, a Globo vai compartilhar momentos da intimidade do jornalistas da emissora, como conversas de bastidores nos veículos pertencentes à emissora como o canal de TV, G1, na GloboNews, na CBN, nos jornais O Globo, Extra e Valor Econômico.

O objetivo desta iniciativa, segundo a empresa, é derrubar a ideia de que o ofício dos jornalistas não vem sendo afetado pela pandemia do coronavírus. 

Confira o vídeo

Vacinação para jornalistas

A campanha lançada pela TV Globo fomenta o debate sobre a saúde e a vacinação dos profissionais de imprensa em atuação nesta crise sanitária. Em algumas cidades da Bahia - como Salvador -, após movimentações do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), trabalhadores da imprensa já vêm sendo vacinados contra o novo coronavírus.

Até esta sexta-feira (11), jornalistas com 40 anos ou mais podem tomar o imunizante na capital baiana. 

Incidência da Covid-19 em jornalistas no país

Segundo o "Dossiê Jornalistas Vitimados pela Covid-19", elaborado pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), a Covid-19 mata, em média, um jornalista por dia no Brasil.

O documento aponta que, entre janeiro e abril de 2021, a categoria assistiu à perda de 124 colegas para a doença, uma média de 31 por mês, bem acima da média verificada em 2020, que foi de 8,3 óbitos/mês. No total, já são 213 profissionais mortos.

Na Bahia, levantamento do Sinjorba mostra que mais de 350 profissionais contraíram a doença, com o registro de oito mortes.