Otto na mira dos bolsonaristas e a Covid assusta os deputados na Assembleia

Todas às quartas, temos novidades da política, do empresariado e da cultura para que você entenda melhor "como a roda gira" nos bastidores

Por Osvaldo Lyra e equipe
09/06/2021 às 08h12
  • Compartilhe
Foto: Arte: Haron Ribeiro
Foto: Arte: Haron Ribeiro

Neto mobiliza aliados e atrai a banda B

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, não esconde de ninguém o desejo de disputar e, lógico, vencer o governo do estado em 2022. Desde que passou a gestão da capital baiana para o atual prefeito Bruno Reis, o neto do senador Antonio Carlos Magalhães tem se esforçado para mobilizar aliados, se reunindo frequentemente com deputados, prefeitos, ex-prefeitos e lideranças de toda a Bahia. Um dos focos nesse primeiro momento tem sido os integrantes das chamadas bandas B, que são formadas por políticos que não estão no poder (prefeituras) nem possuem ligação direta com o PT (governo do estado). Há quem diga no Democratas que o movimento intenso no escritório do político se dá em clima amistoso, "diante da confiança que temos na vitória na próxima eleição".

Definição de cenários

Vamos aos exemplos pra facilitar a compreensão. O governo do estado, do PT, tem o prefeito de uma cidade A. Nela, os opositores locais não terão espaço nem vez na campanha, muito menos num governo petista. Esse movimento da política local faz com que esses políticos da oposição e da banda B comecem a buscar guarida no projeto político encabeçado por ACM Neto e intensifiquem a romaria em Salvador. 

Lado

Isso, da mesma forma que tem prefeitos de cidades estratégicas, como Sheila Lemos, de Vitória da Conquista, que estão consolidados no barco de ACM Neto, já que seus opositores, do PT, fazem parte da oposição e integram o arco de aliança do senador Jaques Wagner.

Correlação de forças

Essa lógica na correlação de forças, muitas vezes, também não encontra lógica na política. Como tem prefeitos ligados a ACM Neto que são cortejados pelo governo do estado e por partidos aliados, e ficam em cima de muro, evitando contato maior com o democrata, esperando obras e um cenário mais claro, que só se têm perto da eleição. Prefeito, como se diz na UPB, gosta mesmo de estar perto do poder e ter acesso à caneta que vai disponibilizar obras e ações em suas respectivas cidades. Muitos, inclusive, ficam na espreita aguardando o jogo se definir para sair do armário e se posicionar.

Bancadas empolgadas

Diferente dos prefeitos e lideranças locais, os deputados estaduais e federais ligados ao democrata estão coesos no projeto encabeçado por ACM Neto. Diferente da última eleição, que em muitos foram prejudicados pelo não lançamento de sua candidatura, agora, se sentem fortalecidos diante da certeza de que o ex-prefeito de Salvador será um candidato favorito e competitivo ao Palácio de Ondina no próximo ano.

 

 

Otto na mira dos bolsonaristas

Muito elogiada por eleitores e admiradores, a performance do senador Otto Alencar, do PSD, na CPI da Covid, o pôs na alça de mira de bolsonaristas de quatro costados. Seu passado carlista, de médico e empresário, está sendo examinado com lupa. Uma série de informações desencontradas e protótipos de dossiês começaram a ganhar as redes de WhatsApp com Fake News plantadas por bolsonaristas. Até mesmo as relações com fornecedores da antiga Cesta do Povo, durante os governos carlistas, estão sendo vasculhados.

Sem medo

Mas, se engana quem pensa que Otto vá baixar a guarda. O próprio senador baiano disse para a Coluna Vixe que não tem nada a esconder e que sua vida pública é de conhecimento de todos os baianos. "Não adianta publicar mentiras, calúnias e difamações sobre as pessoas, pois não me tira a vontade de continuar trabalhando na CPI. O povo da Bahia me conhece, sabe como eu sou e não tenho preocupação com isso", disse Otto, ao enfatizar que vai continuar pautando seu trabalho "na seriedade necessária para provar os crimes cometidos pelo presidente Bolsonaro contra os baianos e o povo brasileiro".

 


Batendo forte 

Quem tem batido pesado no governador Rui Costa (PT) é o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, do MDB. O prefeito da Princesa do Sertão resolveu ir para cima e reforçar as críticas ao comandante do Palácio de Ondina. Em sua última investida, Colbert detonou a segurança pública do estado, que é de responsabilidade do governo petista. "A segurança é um descaso por toda Bahia, liderando nacionalmente os números do monitor da violência. Em Feira, essa realidade não é diferente. Estamos fazendo a nossa parte e seguiremos cobrando mais ações efetivas do governo, pois nossa cidade merece mais", disparou o emedebista, nas suas redes sociais.

Golpe na esquerda

Bandidos direitistas estão aplicando um golpe nas finanças dos comunistas baianos. Eles criaram um perfil falso do PCdoB na internet e estão mandando mensagens pedindo informações pessoais e um PIX com uma módica contribuição financeira para divulgar e manter vivo os ensinamentos do "Grande Guia", Josef Stalin.

Soma irrisória

A direção do PCdoB publicou uma nota de alerta. Como todos ou quase todos os militantes do partido são funcionários públicos, logo ficaram sabendo da tentativa de golpe. Há quem diga que os tais estelionatários de direita são burros e dificilmente conseguiriam arrecadar soma significativa, já que os militantes do PCdoB são poucos e, juntos, não caberiam numa Kombi.

 

 

A Covid assusta a Assembleia 

Curado da Covid-19, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Adolfo Meneses, vai comandar a reunião da Mesa Diretora nesta quarta (9) que decidirá sobre o retorno presencial ou não das atividades no plenário. Após 11 dias fechada para o público externo, a AL-BA teve os gabinetes reabertos na última segunda, mas o cenário interno preocupa.

Casos aumentam

Os próprios deputados estão divididos, mas o sentimento na maioria é que não volte com as sessões presenciais. Eles estão temerosos. O detalhe é que muitos permitem a movimentação em seus gabinetes, enquanto outros seguem assustados com o aumento dos casos. Só no gabinete do líder da oposição, Sandro Regis, dois funcionários testaram positivo na última segunda.

Preocupação elevada

Na segunda (7), dia em que a Assembleia Legislativa retomou o expediente em regime de turnão, das 13h às 18h30, o chefe de gabinete do deputado Luciano Simões Filho também foi internado com complicações da Covid. O clima na Casa é tenso, já que existe o limite de 30% dos funcionários trabalhando de forma presencial, enquanto não há controle do público externo no local.

 


Roma e seu quartel general 

O ministro da Cidadania, João Roma, do Republicanos, tem aproveitado os fins de semana para fazer política e se fortalecer na Bahia. Informações chegadas à coluna Vixe dão conta de que o ministro do presidente Jair Bolsonaro tem ligado para aliados e prefeitos de várias regiões convidando para visitarem seu haras, o Lago Negro, localizado às margens do Rio Paraguaçu. Como a estratégia eleitoral de Roma não está definida, ou seja, se ele será candidato ao governo ou vai recompor politicamente com ACM Neto mais perto da eleição, cresce também o nome de sua esposa, Roberta Roma, que pode ser lançada como candidata a deputada federal e surpreender na próxima eleição.

Estratégia

Há quem diga, no entorno de ACM Neto, que João Roma estaria querendo mesmo se fortalecer e manter seu mandato de deputado em Brasília, ou, até mesmo, ficar na vaga ao Senado na chapa do DEM. Abertamente, ninguém toca no assunto, por ser um cenário mais difícil de se concretizar, mas, pessoas próximas ao ex-prefeito de Salvador dizem que ele não descartaria uma eventual recomposição política com o ex-aliado. Já os laços de amizade, esses seriam mais difíceis, aí só Deus e o tempo dirão...

 

O cobertor é curto

Depois que a Coluna Vixe divulgou na semana passada a possível articulação entre o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, e a cúpula nacional do Partido Progressistas visando as eleições de 2022, passou a circular nos bastidores da Assembleia a informação de que há deputado que jura lealdade ao governador Rui Costa (PT) e não estaria disposto a abandonar a base do governo para apoiar Neto e o DEM.

Gregos e troianos

Há quem diga, também, que há outros deputados no PP que são simpáticos ao atual governo do PT, mas que não hesitariam em mudar de lado e hipotecar apoio ao ex-prefeito do DEM. Interlocutores afirmam, no entanto, que o apoio estaria condicionado a uma maior participação dos parlamentares num eventual governo democrata.

 

 

Elmar e as promessas 

Na tentativa de se viabilizar como candidato ao Senado na chapa de ACM Neto, o deputado federal Elmar Nascimento, hoje no DEM, tem prometido "mundos e fundos" nos quatro cantos da Bahia. Como a articulação para lhe colocar no comando do PSL ainda vai demorar, já que a janela partidária só acontece em abril do próximo ano, tem pessoas que olham atravessado, sem saber se o deputado vai cumprir todas as suas promessas, seja de votos, emendas ou estrutura partidária. Até mesmo o conselho de pessoas próximas Elmar já começou a receber. O temor é que, ao falhar com o primeiro e o boato correr, ele se desgaste e inviabilize sua estratégia de expansão política.