"A hotelaria precisou se reinventar nesse período de pandemia", diz diretor do Fera Palace Hotel

Paulo Marques acredita que os setores de evento e turismo foram os mais prejudicados pela pandemia

Por Davi Valadares e Osvaldo Lyra
22/05/2021 às 17h23
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Ainda que tenha procurado se adaptar em meio a pandemia do novo coronavírus, o Fera Palace Hotel, em Salvador, também sentiu os impactos da crise sanitária que acertou em cheio não apenas o setor hoteleiro como o turístico como um todo. 

Porém, em entrevista ao podcast do Portal M!, o diretor do empreendimento, Paulo Marques, já começa a observar um novo cenário, com a procura mais constante por parte dos clientes.

"Tem sido um período bem atribulado, principalmente para o turismo e os setores de entretenimento. A hotelaria precisou se reinventar nesse período de pandemia para comportar o mesmo nível de serviço e de experiência que a gente oferece para os clientes, mas em um ambiente readaptado aos novos tempos. O Fera Palace sentiu bastante, a ocupação caiu, mas a gente já percebe uma procura mais constate das pessoas. Então, talvez, seja um novo respiro no turismo de Salvador", pontuou. 

Embora os 81 apartamentos e suítes do Fera Palace Hotel ofereçam ambientes modernos e aconchegantes para os hóspedes em busca de conforto e sofisticação, o executivo mostrou preocupação com uma possível terceira onda da pandemia, o que ocasionaria o fechamento do prédio e a perda dessa alta estação. 

"Na primeira onda nós ficamos nove meses com o prédio fechado. A gente reabriu com uma expectativa que houvesse uma alta estação, o turismo de Salvador ele tem essa característica de estar muito em função do verão. Se a gente não consegue obter um resultado nessa janela de oportunidade, temos que esperar o próximo ano. Então essa expectativa de terceira onda faz com que a gente fique apreensivo", lamenta.

Perguntado sobre a expectativa para o setor no próximo semestre, Paulo Marques não mostrou muito otimismo. Para ele, esse ano ainda será bem difícil. 

"Acredito que 2021 vai ser uma repetição de 2020. Ainda será um ano muito comprometido para o turismo. E em 2022 e 2023 vai ser de recuperação gradual", previu. 

Público

Entre os diversos hóspedes que o Fera Palace atende e tem acesso a opções sob demanda, desde um simples coffee break até um sofisticado buffet, Paulo Marques aponta que o hotel recebe, em sua maioria, pessoas vindas de fora do Brasil. 

"Predomina-se, em condições normais, um público estrangeiro. Pelo menos 40% das nossas hospedagens são provenientes desses turistas. Os demais vêm do Sudeste. Tem um nicho mais focado em lazer e em um público mais de alto padrão, mas a gente sempre estimula através de ações para que o soteropolitano também se hospede conosco. No primeiro ano de abertura do Fera, inclusive, quase 40% de nossas hospedagens foram de baianos ou soteropolitanos", concluiu ele, que disse se sentir muito feliz em conseguir conceber um projeto nesse nível de hotelaria com toda opção de conforto, lazer e entretenimento.

Confira o podcast com o diretor do Fera Palace Hotel, Paulo Marques, clicando no player abaixo: