ANP propõe venda de gasolina por delivery

Outra propostas é a comercialização de diferentes marcas em um mesmo posto

Por Redação
15/05/2021 às 12h06
  • Compartilhe
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) aprovou, na última quinta-feira (13), uma minuta de resolução para consulta pública que tem o objetivo de alterar os regulamentos da revenda de combustíveis no país.

Dentre as propostas, está a comercialização de diferentes marcas em um mesmo posto, flexibilizando a "tutela regulatória da fidelidade à bandeira".

A ANP também quer uma nova forma de atuação na revenda, que permite a entrega fora das instalações do posto, por meio do serviço de delivery. A minuta de resolução será submetida a consulta e audiência públicas. 

Segundo a ANP, as mudanças visam "reduzir o ônus dos agentes econômicos que atuam no mercado de combustíveis, viabilizar a inovação a partir de novas formas de atuação, dinamizar a oferta pelo fomento a novos arranjos de negócios, bem como revisar e simplificar regras que se tornaram desproporcionais, sem que se descuide da defesa do interesse dos consumidores".

A flexibilização da "tutela regulatória da fidelidade à bandeira" refere-se à obrigação, para postos revendedores que tenham optado por exibir a marca comercial de um distribuidor de combustíveis, de apenas adquirir, armazenar e comercializar combustível fornecido por esse distribuidor.

A ANP ainda propõe a eliminação do uso da terceira casa decimal nas tabelas de preços dos combustíveis. O objetivo, conforme a agência, é levar maior clareza na apresentação dos preços ao consumidor.

 

* Com informações do A Tarde.