TCA abre inscrições para cursos de iniciação à musica sinfônica

Interessados podem se inscrever gratuitamente até o próximo dia 16

Por Redação
14/05/2021 às 10h14
  • Compartilhe
Foto: Reprodução\Internet
Foto: Reprodução\Internet

Aspirantes a músicos fiquem ligados: o Teatro Castro Alves (TCA) abriu inscrições para os cursos vituais de iniciação ao universo da música sinfônica. As inscrições gratuitas podem ser feitas até 16 de maio no site da instituição (www.tca.ba.gov.br).

Esta é a segunda edição do projeto em 2021, que terá turmas matutinas e noturnas. A iniciativa conta com a parceria do Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).

Segundo a diretora artística do TCA, Rose Lima, a iniciativa foi iniciada em 2020 e mais de 700 pessoas já participaram dos cursos oferecidos. "Com esse projeto, temos certeza de que estamos levando a música para dentro da casa das pessoas. Nesta edição, ampliamos a oferta de horários com turmas matutinas e noturnas para atender a demanda das pessoas que nos fizeram essa solicitação. É uma oportunidade para que conheçam a música nas suas mais variadas vertentes", afirmou.

Estão sendo oferecidos cursos em três modalidades: "A linguagem musical da orquestra sinfônica", com Alexandre Loureiro, às segundas e quartas-feiras, das 19h às 20h40h; "Grandes compositores da música clássica", com Karina Seixas, às terças-feiras, das 19h às 20h40, e quintas, das 10h às 11h40; e "Iniciação a flauta doce", com Uibitu Smetak, às quartas e sextas-feiras, também das 10h às 11h40.

De acordo com o professor Uibitu Smetak, embora o curso ocorra por meio digital, a dinâmica das aulas é bastante interativa. "Será um curso muito interativo, com a realização de exercícios, e os alunos executam durante o horário da aula. Esse formato tem dado certo desde o ano passado e espero que nossos alunos venham conhecer esse universo rico e fascinante da música sinfônica", explicou.

O início do curso será marcado com uma aula inaugural no dia 28 de maio, às 10h, com a participação dos três professores, que são músicos vinculados à Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). Cada curso possui duas salas semanais que seguirão até o mês de agosto, com um encontro por semana, realizado ao vivo por meio da plataforma Zoom Meeting.

Para garantir a possibilidade de atendimento ao maior número de pessoas, o candidato poderá se inscrever em apenas uma das turmas disponíveis e não serão validadas inscrições de quem já participou de cada curso. Os participantes receberão por e-mail retorno sobre a inscrição até 24 de maio, devendo confirmar o interesse.