Analista do Sebrae dá dicas de como abrir um negócio on-line com segurança

Ao podcast do Portal M!, Tauan Santos disse que entre os segmentos específicos que podem virar a aposta do futuro empreendedor, os de moda e alimentação fora do lar se destacam

Por Yuri Abreu
12/05/2021 às 08h37
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Para não deixar de vender e cooptar clientes, muitos empresários apostaram no comércio on-line e as possibilidades as quais dispõe a internet. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com a Neotrust, o crescimento nas vendas foi de 68% na comparação com 2019.

Por outro lado, de acordo com a pesquisa "Perfil do E-Commerce Brasileiro", em 2020, o Brasil tem um total de mais de 1,3 milhão de lojas on-line, com um ritmo de crescimento de 40,7% ao ano. 

Além disso, se em 2019, 26,93% dos e-commerces eram de pequeno porte e faturavam até R$ 250 mil por ano, hoje eles passaram a representar perto da metade das lojas on-line (48,06%).

De acordo com o analista do Sebrae, Tauan Santos, entre os segmentos específicos que podem virar a aposta do futuro empreendedor, os de moda e alimentação fora do lar se destacam, apesar do crescimento no geral.

Contudo, antes de abrir o próprio negócio de forma virtual, ele orienta que alguns processos precisam ser entendidos de forma inicial. "É preciso entender de processo gerenciais, entender do negócio físico. Vendas, finanças, entrega de logística. É ter todo o conhecimento como se fosse o empresário físico" diz Santos.

No comércio on-line, no entanto, há dois adendos que devem ser considerados: entender de marketing digital e ter a noção de que o concorrente dele pode estar em diversos lugares do mundo.

"Importante entender de marketing digital, como funcionam relações de engajamento. A parte de logística também é fundamental. Entender também de tráfego e das palataformas de mídia social. É preciso ter um conhecimento mais aprofundado do funcionamento dessa nova realidade. Além disso, no comércio on-line, o seu concorrente pode estar na Tailândia, por exemplo, pois o empresário tem o mundo inteiro ao dispor dele", afirma Tauan Santos.

Você confere o padcast com o analista do Sebrae, Tauan Santos, clicando no player abaixo: