'Vivemos um período também de infodemia, a pandemia da informação', alerta Nanci Silva

Ao podcast do Portal M!, infectologista fez uma análise do atual cenário da pandemia no país

Por Osvaldo Lyra e Yuri Abreu
09/05/2021 às 09h25
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com mais de 400 mil mortos e elevados índices de novos casos de covid-19, dia após dia no Brasil, a vacinação da população contra a doença tornou-se a maior esperança para que os efeitos do novo coronavírus sejam minimizados junto a população.

Para a infectologista, Nanci Silva, a imunização já vem apresentando resultados, com diminuição do número de internações e do número de casos graves 

"Isso é algo que nos conforta. Mas, enquanto isso não ocorrer na população como um todo, a gente tem que continuar usando máscara, fazendo o distanciamento social e adotando as medidas restritivas. A vacina é a nossa grande esperança. Estamos percebendo, nos hospitais, uma diminuição uma quantidade de pacientes idosos internados. E a gente pondera que isso se deve a vacina", afirmou a especialista, ao podcast do Portal M!.

Na ocasião, ela fez uma análise da retomada de alguns setores da economia, a exemplo do comércio, assim como a volta às atividades escolares.  

Segundo Nanci, neste momento, é preciso tentar ver otimismo e observar o que pode pode ser feito de melhor para a comunidade de um modo geral.

"As pessoas que estão gerindo isso estão equacionando esses processos. São muitos fatores envolvidos, não é simples. No caso das escolas, medidas estão sendo tomadas, as mais eficazes e com maior cuidado, para diminuir o contágio da transmissão viral. Por outro lado, as crianças que não estão indo a escola também estão adoecendo por outras doenças de ordem mental. Com professores vacinando, o risco também diminui da transmissão", comenta.

A infectologista ainda tirou dúvidas acerca de como devem ser administradas as vacinas contra a covid-19 e a gripe. Por outro lado, ela fez um alerta com a chamada infodemia, o que tem feito com que boa parte da população acabe repassando notícias falsas (fakenews) e acabe entrando na onda da desinformação.

"Precisamos ter cuidado ao repassar a informação, pois vivemos um período também de infodemia, a pandemia da informação. Não repasse informação sem antes checar. Fakenews é algo extremamente nocivo. Estamos também cansados de tanta desinformação. E isso é de uma gravidade estupenda", alerta Nanci Silva.

Confira o podcast com a infectologista, Nanci Silva, clicando no player abaixo: