Sesab identifica variantes da Covid-19 em 32 municípios baianos; Salvador está na lista

Recomendação da secretaria é evitar viagens para os locais

Por Flávio Gomes
06/05/2021 às 12h43
  • Compartilhe
Foto: Divulgação Sesab
Foto: Divulgação Sesab

Secretaria estadual da Saúde da Bahia (Sesab) identificou em 32 municípios, as variantes da Covid-19 do Reino Unido e de Manaus, com casos de hospitalizações e mortes. O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), da Sesab, emitiu nota alertando à população para evitar viagens não essenciais a esses locais.

Até a última segunda-feira (3) foram notificados 93 casos confirmados da cepa de Manaus. Desse total, 40 precisaram de hospitalização e 29 evoluíram para óbito.

De acordo com o Cievs, estes casos estão relacionados aos municípios de Amargosa, Anguera, Brumado, Camaçari, Cipó, Conceição do Jacuípe, Cruz Das Almas, Dias D'Ávila, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, João Dourado, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Mutuípe, Porto Seguro, Retirolândia, Riachão do Jacuípe, Salvador, Santa Luz, Santo Antônio de Jesus, São Gonçalo dos Campos, São Sebastião do Passé, Serra Preta, Serrinha e Tanhaçu.

Em relação a variante do Reino Unido, pelo menos 13 casos foram confirmados, sendo que em dois houve necessidade de hospitalização e dois evoluíram para morte. Esses casos foram identificados em Ilhéus, Itapetinga, Lauro de Freitas, Prado e Salvador.

O Cievs destaca ainda que essas variantes demandam atenção especial dos gestores públicos e da população, uma vez que são capazes de acarretar mais transmissibilidade e maior gravidade do quadro clinico dos pacientes.

Na nota, o órgão ainda faz um alerta para a necessidade de rastreamento e isolamento dos casos confirmados e destaca que é preciso adotar e intensificar ações de educação e comunicação em saúde para orientar a população aos cuidados devidos, como uso de máscara, distanciamento social e evitar aglomerações.

"Recomendamos que as viagens não essenciais sejam evitadas principalmente para área onde foram detectadas variantes de atenção", completa o Cievs.