Tonho Matéria e Bia Maia comandam projeto musical em prol do Quilombo Rio dos Macacos

Evento acontece nas sextas-feiras de maio e serão transmitida on-line

Por Yuri Abreu
06/05/2021 às 12h09
  • Compartilhe
Foto: Montagem/Reprodução
Foto: Montagem/Reprodução

Ao longo das quatro sextas-feiras deste mês de maio (7, 14, 21 e 28), os cantores Tonho Matéria e Bia Maia vão comandar um projeto musical que faz parte das ações em prol da campanha #SOSQuilomboRioDosMacacos.

O evento ocorrerá sempre às 20h e será transmitido on-line pelos canais do Facebook e do YouTube do perfil "Debate Petroleiro".

Além de tornar conhecido no mundo inteiro, o drama dos quilombolas, que foram proibidos de acessar o rio, única fonte de água, alimento e renda da comunidade, a campanha propõe conscientizar a opinião pública e pressionar a Marinha do Brasil a compartilhar o rio.

Outras atividades

Como parte da campanha, outras ações serão realizadas. Uma delas pelo Sindicato dos Jornalistas Profissonais do Estado da Bahia (Sinjorba) que vai transmitir, na próxima quinta-feira (13), às 19h, uma entrevista com Josias Pires, diretor do documentário Quilombo Rio dos Macacos. A mediação será feita pela jornalista Andrea Truss, uma das idealizadoras do canal Iaras e Pagus.

A live de lançamento da campanha #SOSQuilomboRioDosMacacos, que aconteceu em 27 de março teve grande repercussão. Um número significativo de pessoas pôde conhecer a realidade dos quilombolas, através da fala de Rose Meire dos Santos Silva, uma das líderes comunitárias do Rio dos Macacos. 

A notoriedade do evento, que teve a participação de vários políticos e artistas, motivou que um novo recurso da Defensoria Pública da União, contra a decisão que proibiu os quilombolas de acessarem o rio, fosse marcado para o dia 19 de abril, às 14h. A audiência, no entanto, foi desmarcada.