Centro de Controle e Prevenção de Doenças diz que risco de contrair Covid-19 em contato com superfícies é mínimo

CDC dos Estados Unidos atualiza suas diretrizes e confirma que maiores risco de transmissão são por contato direto e pelo ar

Por Flávio Gomes
15/04/2021 às 08h43
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, divulgou um estudo científico, no início do mês de abril, onde aponta que o risco de contrair a Covid-19 em superfícies é "baixo".

Segundo o resumo científico, a limpeza profunda de objetos, hábito comum no início da pandemia, quando pouco se sabia sobre a forma de transmissão, é um exagero. O CDC afirma que a limpeza intensa só é necessária em alguns casos, como em um ambiente interno onde um caso de covid-19 foi confirmado nas últimas 24 horas.

Ainda de acordo com os estudos usados para o documento, tocar uma superfície contaminada tem menos de 1 em 10.000 chances de levar à infecção. A recomendação da agência é manter a limpeza normal com sabão ou detergente, que já reduz consideravelmente o risco de transmissão.

"Há pouco suporte científico para o uso rotineiro de desinfetantes em ambientes comunitários, sejam internos ou externos", afirmou a agência. "Na maioria das situações, limpar as superfícies com sabão ou detergente, e não desinfetar, é suficiente para reduzir o risco."

O SARS-CoV-2 se propaga pela exposição do vírus ao ar e por meio do contato direto com outras pessoas, por isso, o uso de máscaras e outras recomendações, como manter o distanciamento social e buscar sempre lugares ventilados, continuam sendo prioridade.