Historiadora publica livro sobre Barquinha da Enseada, tradicional festa de Maragogipe

Parte da publicação impressa será doada à prefeitura do município, que promoverá a distribuição junto a escolas públicas, entidades e agentes culturais 

Por Redação
03/04/2021 às 10h00
  • Compartilhe
Foto: Magnair Barbosa
Foto: Magnair Barbosa

Na próxima quinta-feira (8), a historiadora, pedagoga e especialista em História e Cultura Baiana, Magnair Santos Barbosa, vai lançar o livro Maragojipe e as águas encantadas. A obra fala sobre a tradicional festa da Barquinha da Enseada, e é fruto da dissertação de mestrado da autora. 

O lançamento será às 19h30, no YouTube "O som de lugar e o mundo", em que ocorrerá um bate-papo virtual. A conversa vai contar também com a participação de Aninha (Adeilza, do Quilombo), representante da Barquinha do quilombo Enseada do Paraguaçu.

A autora diz que Maragojipe e as águas encantadas aborda elementos simbólicos como a indumentária, composição de cortejo, participantes diretos e indiretos, cânticos e lugares sagrados, possibilitando entender as motivações para realização da festividade e sua importância como bem cultural da comunidade. 

O livro revela, também, a relação afetiva da autora com a cidade de Maragojipe, berço dos seus antepassados, trazendo memórias forjadas nos longos períodos de estadia na região. Por isso, a produção foi escrita em primeira pessoa, o que dá fluidez à narrativa, deixando-a leve e com uma linguagem de fácil compreensão.

Realizada em parceria com a editora Cavalo Marinho, a obra tem o prefácio do Prof. Dr. Milton Moura e, na contracapa, texto do Prof. Dr. Vilson Caetano de Sousa Jr. O livro será lançado nas versões impressa e e-book. 

Parte da publicação impressa será doada para a Prefeitura de Maragojipe, que promoverá a distribuição junto a escolas públicas, entidades e agentes culturais da cidade. Alguns exemplares serão disponibilizados para as dez comunidades quilombolas da região e para a Enseada do Paraguaçu.

A outra parte será comercializada pela autora. Para mais informações, acesse o perfil do Instagram da editora @cavalo_marinho_sociocultural.