Rosemma Maluf cobra um olhar feminino nas discussões sobre empreendedorismo

Conforme ela, sem aulas online, muitas empresárias estão impedidas de focarem em seus trabalhos

Por Jones Araújo
10/03/2021 às 09h58
  • Compartilhe
Foto: Portal M!
Foto: Portal M!

Para a empresária Rosemma Maluf, que também é coordenadora da Câmara da Mulher da Fecomércio-BA e vice-presidente da Associação Comercial da Bahia, é preciso ter um olhar feminino quando se discute empreendedorismo. Conforme ela, sem aulas online, muitas empresárias estão impedidas de focarem em seus trabalhos, uma vez que os filhos estão ociosos em casa. Ela é a personalidade entrevistada no podcast do Portal M!.  

"Todas as questões do empreendedorismo estão sendo discutas sob uma visão masculina, enquanto no empreendedorismo feminino, nós temos algumas nuances que fazem os impactos serem diferente. São 44% dos lares do Brasil que são sustentados por mulheres e nós estamos com os filhos dentro de casa, sem aula. E essa mulher faz como para cuidar dos seus negócios? Temos que ter também um olhar feminino quando se discute empreendedorismo", afirma.  

Rosemma também diz que alguns impactos seriam diminuídos para parte das mulheres na pandemia, caso existisse prioridade para mães que tem filhos portadores de deficiência, na vacinação contra Covid-19.  "Tradicionalmente os filhos especiais quem cuida são as mães. Se ela falecer? De quem fica a responsabilidade dessa criança? Sempre coloco que o olhar tem que ser sobre as mulheres mais carentes. Devemos também cobrar prioridade na vacinação, porque elas têm pessoas que dependem delas para sobreviver", explica.  

Segundo com a empresária, as mulheres já avançaram, mas falta representatividade. "Nós somos sub-representadas nos espaços de poder. Esta data chama muita reflexão e ação. Refletir sobre como podemos avançar ainda mais e traçar plano de ação, [pensar em mais] políticas públicas para que esses espaços de poder sejam compartilhados com mais equidade de gênero", finaliza. 

Escute o podcast na íntegra abaixo: