Bancada Pretas por Salvador questiona acesso à saúde mental da população feminina

Debate foi realizado nesta quinta-feira (4) pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal  de Salvador

Por Redação
04/03/2021 às 20h00
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook

Em alusão ao mês da Mulher, a bancada Pretas Por Salvador participou, nesta quinta-feira (4), da audiência pública promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal.

O tema discutido por vereadores e mulheres de diversos espaços de discussão foi "Saúde da mulher em tempos de pandemia". 

A co-vereadora Laina Crisostomo pontou o difícil acesso à saúde enfrentado por mulheres da cidade.

"É preciso pensar nesse acesso à saúde para as mulheres, especialmemte para as mulheres diversas. Eu sou uma mulher negra, lésbica, e o acesso para mulheres lésbicas e trans é ainda mais diferenciado. Para as mulheres lésbicas, por exemplo, não existe uma política que dialogue com elas. Chegamos no ginecologista e a primeira pergunta que se faz é: 'Qual é o método contraceptivo que você usa?' Isso é muito perverso, em um local que deveria ser de acolhimento", considerou. 

Para ela, é preciso sim pensar na saúde da mulher cotidianamente, mas em tempos de pandemia isso se faz ainda mais necessário. Laina pontua a necessidade da formação de um serviço de saúde para comunidade de mulheres marisqueiras e quilombolas. 

Na programação de Audiências Públicas do mês, a próxima atividade acontece no próximo dia 11 e traz o tema "Trabalho e situação econômica da mulher na pandemia". O debate deve ser transmitido pelo Facebook da Câmara.