Setor hoteleiro tem desempenho afetado com segunda onda da pandemia

O resultado dessa baixa é fruto do cancelamento do Carnaval e demais festas tradicionais no período

Por Redação
04/03/2021 às 16h36
  • Compartilhe
Foto: TripAdvisor
Foto: TripAdvisor

A segunda onda da pandemia do novo coronavírus impactou diretamente no setor hoteleiro. Conforme pesquisa conjuntural de desempenho, realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), a ocupação média no mês de fevereiro foi de 42,51%, bem inferior à apresentada no mesmo período em 2020 (70,59%) ou à verificada em anos anteriores (média de 61,5% nos últimos 10 anos).

O resultado dessa baixa é fruto do cancelamento do Carnaval e demais festas tradicionais no período, que inibiram o movimento de viajantes naquele que tradicionalmente seria o segundo melhor mês para a hotelaria e o turismo.

Para Luciano Lopes, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia - ABIH-BA, a segunda onda da pandemia e a lentidão no acesso às vacinas frustraram a esperança de uma retomada do turismo no verão.

"A tão sonhada recuperação da atividade deverá esperar que o ritmo da vacinação atinja um percentual significativo de cobertura que permita a gradual volta à normalidade. Após um ano de pandemia, a hotelaria acumula perdas significativas. Com o agravamento da crise sanitária e o aumento das restrições ao funcionamento da cidade, as dificuldades deverão aumentar com novas perdas de emprego que haviam sido recuperados com a ligeira retomada da atividade a partir de setembro de 2020", lamenta Luciano Lopes.

Ainda de acordo Luciano, a situação é bastante crítica e os prejuízos causados pela pandemia vão ficar na história.  

"A ABIH-BA continua ativamente buscando alternativas para minimizar os efeitos da pandemia com foco na recuperação dos hotéis, manutenção dos empregos e sustentabilidade dos negócios. A situação é extremamente crítica e os prejuízos causados pela pandemia vão ficar marcados na história. Ainda assim, a esperança de dias melhores é o combustível para continuar lutando pelo setor, tão importante para a Bahia", concluiu o presidente.