Governo Federal prevê chegada de 400 mil doses de vacina russa ainda em março

Além disso, 'Saúde' oficializou intenção de comprar 100 mi de doses da vacina da Pfizer e 38 mi da Janssen

Por Redação
04/03/2021 às 12h55
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde a previsão da chegada de 400 mil doses da vacina Sputnik V, desenvolvida pela Rússia contra a Covid-19, ainda em março. O Brasil deverá receber ao todo, até maio, 10 milhões de doses da vacina, segundo a pasta.

A vacina ainda não foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Porém, conforme o Ministério, a negociação está "em processo das tratativas finais" para a compra da vacina. O contrato é de R$ 639,6 milhões.

A previsão anunciada na última quarta-feira (3) é uma mudança em relação ao cronograma anterior, que previa as primeiras doses para abril e a entrega final até junho. O ministério afirmou, entretanto, que a nova data ainda pode sofrer mudanças.

Além disso, também ontem, Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira a intenção de comprar doses das vacinas da Pfizer e da Janssen contra Covid-19, conforme edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

Conforme o texto, o ministério pretende comprar 100 milhões de doses Pfizer e outras 38 milhões de doses da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson. 

A decisão da pasta de contratar os dois laboratórios para comprar os imunizantes até o final do ano foi viabilizada por uma medida provisória aprovada pelo Congresso que permitiu a dispensa de licitação para esse tipo de contratação.

*Com informações do G1 e da Reuters.