Bruno garante que todos os idosos acima dos 79 anos serão vacinados em Salvador contra a covid-19

Prefeito lançou, na manhã desta quinta-feira (4), site e aplicativo que indicam status das filas de imunização

Por Yuri Abreu
04/03/2021 às 11h14
  • Compartilhe
Foto: Divulgação/Secom PMS
Foto: Divulgação/Secom PMS

Todos os idosos acima de 79 anos, em Salvador, serão vacinados contra a Covid-19. A afirmação foi do prefeito Bruno Reis (DEM), na manhã desta quinta-feira (4), durante coletiva virtual no 5º Centro de Saúde, nos Barris.

Na oportunidade, ele apresentou um site e um aplicativo no qual é possível ver o status das filas de imunização na capital baiana: o filômetro, que pode ser acessado, pela internet, através deste link: filometro.saude.salvador.ba.gov.br.

"Haverá doses suficientes para as pessoas com 79 anos, peço até a ajuda da imprensa para divulgar isso. Teremos doses para todos, as pessoas não precisam vir logo cedo, pois todos serão vacinados", disse o prefeito.

Além do filômetro, a gestão municipal lançou um site no qual a pessoa vacinada, caso tenha tido alguma reação adversa, possa fazer o registro de eventuais sintomas. O endereço pode ser acessado por aqui: reacoesadversascovid.saude.salvador.ba.gov.br

"Temos 11 drives na cidade, com 68 baias. Contando com os pontos fixos e salas de vacinação, são mais 92. Ao todo, temos 160 salas ou baias realizando vacinação na cidade. Até agora, já vacinamos 150 mil pessoas e o processo de vacinação tem avançado bem na cidade", ressaltou Bruno.

Esforço

Na ocasião, o prefeito destacou a aquisição de materiais na luta contra a covid-19. Quanto aos respiradores, 29 novos foram adquiridos, sendo 15 dados pelo governo federal, oito adquiridos pela Prefeitura ao custo de R$ 75 mil, além de outros seis requeridos judicialmente e que estavam parados no Insbot. 

"Isso vai nos ajudar na abertura dos leitos. Por outro lado, assim como já disse o governador Rui Costa, estamos no limite da criação de leitos, assim como de respiradores, equipes e locais disponíveis", alertou o prefeito.