Abrasel diz que bares e restaurantes da Bahia estão no 'corredor da morte' por conta das medidas contra Covid

Em nota, entidade afirmou ter diálogo aberto com poder público, mas evidenciou impactos que as ações tem gerado à categoria

Por Yuri Abreu
04/03/2021 às 09h06
  • Compartilhe
Foto: Bruno Concha/Secom PMS
Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Os bares e restaurantes da Bahia se encontram em um "corredor da morte". Assim é definida a situação do segmento pela seção Bahia da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-BA), diante das medidas restritivas anunciadas pelo Governo da Bahia.

Em nota divulgada nesta quinta-feira (4), a entidade informou que tem diálogo aberto com as autoridades e prefeitos das principais cidades baianas, mas não poderia deixar de evidenciar os impactos gigantescos que tais medidas impostas têm gerado à categoria.

"A associação, desde o início da pandemia, tem exercido sua função social na proteção e preservação das normas internacionais de ambientes seguros para suas atividades", diz o informe.

De acordo com a Abrasel-BA, o segmento tem sido "bastante sacrificado" e "amarga" com a falta de condições para sobrevivência de cerca de 56 mil empreendedores, geradores do sustento de mais de 250 mil  famílias na Bahia. 

"Com os constantes fechamentos, o setor sofre hoje com 30% de estabelecimentos que encerraram suas atividades, totalizando um triste número de cerca de 18 mil empresas com suas portas fechadas e um desemprego de mais de 60 mil pessoas, desde o início de 2020", prossegue a nota.

Para a entidade, o momento é considerado grave e entendem que é de "extrema necessidade" à preservação de vidas, com ampla estratégia de vacinação, ofertas de leitos, contenção de aglomerações e fiscalização do uso de máscaras.

"Diante da realidade imposta, os bares e restaurantes se encontram em um corredor da morte. Na luta para transformar esta dramática realidade, a Abrasel comunica a necessidade urgente de revisão dos impactos econômicos das medidas restritivas pelos governantes", finaliza a nota.