"Alguns turistas vão deixar de vir para a cidade, mas precisamos respeitar o decreto ", diz presidente da ABIH sobre medidas restritivas

Luciano Lopes afirma que os hotéis sempre buscam seguir os protocolos de segurança determinados pelo poder público

Por Jones Araújo
26/02/2021 às 17h20
  • Compartilhe
Foto: reprodução / Portal Turismo Motal
Foto: reprodução / Portal Turismo Motal

Começa a valer a partir desta sexta-feira (26) o decreto estadual que estabelece a restrição total das atividades não essenciais na Bahia até às 5h de segunda-feira (1º). Com o objetivo de conter a escalada da pandemia da Covid-19, a medida acaba impactando a economia, e o segmento de hotelaria é um dos que mais sofrem na alta estação. O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH), Luciano Lopes, afiram que a decisão gera mesmo impacto direto para o setor, mas ele reforça que é preciso respeitar as medidas do governo.  

"No caso dos hotéis, há impacto direto [com o decreto], porque muitos turistas acabam deixando de vir à Bahia por conta da pandemia, mas a gente entende que é melhor sacrificar agora do que ter notícias muito negativas, como a falta de leitos que pode se agravar e isso será muito prejudicial para nosso segmento", ponderou.

Lopes ressalta que os hotéis sempre buscam seguir os protocolos de segurança determinados pelo poder público. "Entendemos e respeitamos muito a questão da vida das pessoas e sabemos que é necessário, muitas vezes, ter medidas mais duras para evitar a disseminação da Covid-19", afirma o presidente da ABIH. 

De acordo com ele, os hotéis da Bahia estão alinhados com os decretos e já orientam os clientes sobre as medidas e o horário do toque de recolher. Os turistas também são alertados a evitar aglomerações para não colaborar com o crescimento do número de casos da doença. Lopes reforça que os hóspedes que fizeram reservas esta semana podem acessar o hotel normalmente. 

 

Hospedagem garantida

"É importante ressaltar que o decreto não faz nenhuma limitação para aeroporto, rodoviária, estação de metrô e transporte marítimo. Muitas vezes, os hóspedes chegam por esses canais, então há um entendimento [de] que o hóspede que está chegando e tem sua reserva confirmada, pode sim ingressar nos hotéis, desde que se respeite os protocolos de segurança e decretos estadual e municipal", explica.  

Luciano Lopes também fez uma análise do turismo na Bahia. Segundo ele, há uma noção de que o setor tem crescido, mas ainda é difícil ter uma previsão e expectativa para o ano.

"O ponto fundamental é a vacina. A partir do momento em que a população em geral começar a ser vacinada, a gente entende que o turismo estará muito mais estimulado. Por enquanto, devemos ter muita cautela. Iremos passar os próximos 30 dias na Bahia por um período difícil. A gente tem que realmente fazer com que essa curva de contaminação e média de mortes se reduza para a gente evitar um colapso na rede de atendimento", finaliza.