Pesquisadores de Israel acusam China de copiar código de espionagem da inteligência dos Estados Unidos

Objetivo do gigante asiático seria usar a informação para financiar hackers em operações

Por Redação
24/02/2021 às 16h45
  • Compartilhe
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Pesquisadores insraelenses da empresa Check Point Software Technologies constataram que espiões da China usaram códigos desenvolvidos pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos para desenvolver suas operações de hackers.

Segundo informações da CNN Brasil, a empresa israelense divulgou um relatório com observações de que alguns recursos do malware (software nocivo) "Jian", da China, são tão semelhantes às ferramentas de invasão da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos vazadas para a internet em 2017, que só poderiam ser roubadas.

O chefe de pesquisa da Checkpoint, Yaniv Balmas, chamou Jian de "uma espécie de imitador, uma réplica chinesa".

A descoberta ocorre no momento em que alguns especialistas argumentam que os espiões americanos deveriam dedicar mais energia para consertar as falhas que encontram no software, em vez de desenvolver e implantar software malicioso para explorá-lo.

A NSA não quis comentar. A embaixada chinesa em Washington não respondeu aos pedidos de comentários.

A pesquisa da Checkpoint é completa e "parece legítima", disse Costin Raiu, pesquisador da Kaspersky Lab, empresa de antivírus com sede em Moscou, que ajudou a dissecar alguns dos malwares da NSA.

Balmas disse que uma possível conclusão do relatório de sua empresa era para os espiões ponderarem se deveriam manter em segredo as falhas de software para pensar duas vezes antes de usar uma vulnerabilidade para seus próprios fins.

"Talvez seja mais importante consertar isso e salvar o mundo", disse Balmas. "Pode ser usado contra você."