Pazuello garante 5% da carga de vacinas da Oxford-AstraZeneca para o Amazonas

Imunizante deve ser distribuído para todo o país na tarde de sábado (23)

Por Redação
22/01/2021 às 23h00
  • Compartilhe
Foto: Aurélio Pereira/Ministério da Saúde/Agência Brasil
Foto: Aurélio Pereira/Ministério da Saúde/Agência Brasil

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou, nesta sexta-feira (22), no Aeroporto Internacional de São Paulo, onde chegaram os 2 milhões de doses da vacina da Oxford-AstraZeneca, que 5% dessa primeira carga será encaminhada ao Amazonas. Ele ressaltou que lá está o "maior risco do país" em relação à Covid-19.

"Damos prioridade neste momento para o estado do Amazonas, principalmente sua capital Manaus, que vive hoje uma situação realmente mais crítica no nosso país. E essa prioridade fica evidente a partir de um acordo com os governadores, onde 5% dessa primeira carga vai ser destinada aonde está o maior risco do país, que é em Manaus", explicou.

Segundo Pazuello, todos os estados receberão suas vacinas no período de 24h após o início da distribuição. Ele informou que a carga que veio da Índia seria transladada para o avião da companhia aérea Azul, que terá como destino a base aérea do Galão. O voo chegou ao Rio de Janeiro por volta das 22h desta sexta.

"De lá, a carga será encaminhada para a Fiocruz, que vai preparar toda a etiquetagem e a conferência do material recebido, vai separar os lotes e, a partir de amanhã [sábado, 23], quando esses lotes estiverem prontos, provavelmente mais para o final do dia, iniciamos o transporte para todos os estados do nosso país", disse.

 

Fundo epidemiológico

Também nesta sexta, o Ministério da Saúde informou que o Governo Federal vai criar um Fundo Epidemiológico para reforçar a imunização contra a Covid-19 e frear o avanço da pandemia no estado do Amazonas, que vive um colapso no sistema de saúde por causa da disseminação do novo coronavírus. Segundo a pasta, a proposta foi aprovada por unanimidade na última quinta-feira (21), na reunião do Fórum de Governadores.   

"O Fundo Epidemiológico foi elaborado em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), e destina uma cota das novas doses de vacinas para a região que estiver mais impactada pela pandemia no período analisado. Neste momento, as doses serão destinadas ao Amazonas", informou o ministério, em nota.

 

* Com informações da Agência Brasil.