Executiva nacional do Psol decide disputar presidência da Câmara

Partido decidiu lançar um candidato ao invés de apoiar a candidatura de Baleia Rossi

Por Redação
15/01/2021 às 14h28
  • Compartilhe
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

A deputada federal Luiza Erundina (Psol-SP) será a representante de seu partido para a disputa da eleição à presidência da Câmara, prevista para ocorrer em fevereiro. 

A legenda irá anunciar o nome da parlamentar, após reunião da Executiva nacional, de acordo com informações do site Congresso em Foco.

Na última quarta-feira (13), os deputados psolistas Ivan Valente (SP), Talíria Petrone (RJ), Áurea Carolina (MG) e a própria Luiza Erundina divulgaram uma nota defendendo que o partido deveria lançar um nome à presidência da Câmara, em vez de apoiar a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP).

Os outros partidos de oposição (PT, PDT, PSB, PCdoB e Rede) ao governo de Jair Bolsonaro (sem partido) endossam o bloco de Baleia.

Com a pulverização de candidaturas, a disputa deve ter segundo turno. Os congressistas vistos com chances reais de vencer a disputa são Lira, que tem apoio do PP, PL, Republicanos, Avante, Solidariedade, Patriota e PSD e deve fechar aliança com Pros e PTB, e Baleia Rossi, que tem o apoio do MDB, DEM, PSDB, PT, PSL, Cidadania, PDT, PSB, PCdoB, Rede e PV.