Sindicatos e entidades de classe lançam movimento 'Vacinação Já' contra coronavírus

Movimento por Vacinação Já realiza plenária às 17h, nesta quinta (14)

Por Redação
14/01/2021 às 15h08
  • Compartilhe
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Com o objetivo de pressionar o governo federal a agilizar a vacinação contra o coronavírus no país, sindicatos e diversas entidades de classe vão lançar o movimento 'Vacinação já', nesta quinta-feira (14).

Em reunião aberta à população, o lançamento da iniciativa será às 17 horas, por meio de uma transmissão ao vivo no Youtube (veja aqui) e Facebook (veja aqui). 

O evento contará com a participação da professora Gulnar Azevedo (Presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Lucia Souto, Presidente do Centro de Estudos Brasileiros em Saúde (CEBES) e Fernando Pigatto, presidente do Conselho Nacional de Saúde.

Um dos organizadores do movimento, o diretor do (Sindicato dos Fazendários da Bahia (Sindfaz), Cláudio Meirelles, mostrou-se indignado com o fato de o Brasil estar atrás na fila de paises que já iniciaram a vacinação contra o coronavírus.

"O Planalto não se mobiliza de forma séria para adquirir vacinas e ainda dificulta a iniciativa de governadores dos estados que querem aliviar o sofrimento da população", opina.Cláudio também afirmou estar preocupado com a possibilidade de clínicas privadas adquirirem vacinas para "vendê-las" a quem pode pagar.

"Não podemos permitir que o acesso à vacina seja privilégio. A vacinação tem que ser colocada à disposição da população, no SUS, seguindo os critérios de vulnerabilidade, priorizando, profissionais de saúde, idosos, pessoas com doenças crônicas, professoras, entre outros segmentos", defende Cláudio. 

Na plenária das 17h de hoje, que pode ser assistida pelo Youtube e Facebook do Sindsefaz e do Sindsaúde, será lançado um Manifesto Nacional pela Vacinação Já.