Câmara dos EUA deve votar impeachment de Trump nesta quarta

Decisão vem após Mike Pence se negar a acionar emenda que afastaria presidente

Por Redação
13/01/2021 às 09h36
  • Compartilhe
Foto: Isac Nóbrega/PR
Foto: Isac Nóbrega/PR

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, informou que não acionará a 25ª Emenda à Constituição para afastar o presidente Donald Trump do cargo. As informações são do jornal Estado de S.Paulo.

A decisão foi comunicada em uma carta à presidente da Câmara, Nancy Pelosi, na última terça-feira (12). "Não acredito que tal curso de ação seja do melhor interesse de nossa nação ou consistente com a Constituição", escreveu ele.

Pence comunicou a decisão depois de ter ignorado o prazo inicial de 24 horas dado pelos democratas para acionar tal medida. Apesar da negativa, a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, dominada pelos democratas, aprovou na noite de ontem uma resolução instando Pence a invocar a 25ª Emenda.

Desta forma, o movimento abre caminho para a Câmara avançar rapidamente para aprovar nesta quarta-feira o impeachment de Trump, que ainda deveria passar pelo Senado.

No segundo impeachment que enfrentará, Trump será acusado de "incitar à insurreição". Mas, mesmo que a Câmara aprove o processo, a Constituição dos EUA diz que o procedimento para tirar o presidente do cargo também deve ser votado pelo Senado. A aprovação na Casa, nesta situação, teria o efeito de deixá-lo inelegível.