Armando Avena alerta que fechamento da Ford atingirá empresas que prestam serviço à montadora

Economista também comentou a iniciativa do Governo da Bahia de negociar a vinda de investidores da indústria automobilística chinesa

Por Francisco Artur
12/01/2021 às 19h28
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

Anunciado na última segunda-feira (11), o fechamento das operações da fábrica Ford em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), provocará grande aumento no desemprego indireto na Bahia, alertou o economista Armando Avena, nesta terça-feira (12).

Embora a automobilística, que paralisou suas fábricas em todo o Brasil, anuncie a demissão de cinco mil funcionários da unidade de Camaçari, Avena afirmou que empresas prestadoras de serviço à Ford sofrerão com a perda de receita.

"Não foi apenas a Ford impactada, mas sim uma série de empregos que orbitam em torno da multinacional, como fornecedores de pneus, assentos e parabrisas", afirmou, durante entrevista ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra.

Na entrevista realizada em live no Instagram do jornal A Tarde, o economista também ponderou a iniciativa do governo da Bahia em negociar a vinda de investidores da indústria automobilística chinesa, ao lembrar da experiência com a empresa JAC Motors, em 2012.

"Há possibilidades de negociar a vinda de empresas chinesas, mas tem que ter cuidado para não cair no conto da JAC Motors - que ficou importando carros para o Brasil sem taxas de imposto e simplesmente não construiu nada na fábrica que seria aqui na Bahia", disse.