Eleição em João Dourado é anulada após candidatura de vice eleita ser indeferida pelo TSE

Coligação de postulante derrotado apresentou recurso que foi aceito pela Corte Eleitoral

Por Redação
19/12/2020 às 08h33
  • Compartilhe
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A eleição para a Prefeitura de João Dourado, no centro-norte da Bahia, vencida ppelo candidato Di Cardoso (PL), com 52,35% dos votos, foi anulada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com a Corte, a decisão ocorreu devido ao indeferimento da candidatura da vice de Cardoso, Rita de Dr. Celso (PT). A medida, tomada pelo ministro Luís Felipe Salomão, na última quinta-feira (17), atendeu a um recurso apresentado pela coligação do candidato Juninho, que teve 47,65% dos votos no pleito de novembro.

O argumento foi o de que ela não poderia ser candidata, uma vez que assumiu a prefeitura municipal a apenas dois meses das eleições. Rita, que é viúva do prefeito Celso Loula Dourado - morto em setembro, aos 72 anos, e que era candidato à reeleição - era presidente da Câmara Municipal e assumiu o posto em 28 de setembro. O vice-prefeito da cidade já havia falecido três anos antes.

No recurso, a oposição afirmou que, diante desta situação, ela não poderia ter ascendido ao cargo, pois estava inelegível. Desta forma, uma nova eleição em João Dourado terá de ser marcada. A partir do próximo 1º de janeiro, quem assume à prefeitura da cidade será o presidente da Câmara de Vereadores do município.