Maurício Barbosa é exonerado do cargo de secretário de Segurança Pública

Publicação foi feita no Diário oficial do Estado desta terça-feira. A delegada e chefe de gabinete da SSP, Gabriela Caldas Rosa de Macedo, também foi exonerada

Por Flávio Gomes
15/12/2020 às 08h26
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Investigados pela Operação Faroeste, deflagrada pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público Federal (MPF), na última segunda-feira (14), Maurício Teles Barbosa e Gabriela Caldas Rosa de Macedo, Secretário e Chefe de Gabinete da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), respectivamente, foram exonerados dos cargos.

Os desligamentos foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE), desta terça-feira (15). Na mesma publicação foi designado ao cargo de Secretário da SSP, Ary Pereira de Oliveira, que ocupava o cargo de subsecretário, e assume o novo posto interinamente.

A Operação Faroeste investiga um suposto esquema de venda de sentenças por juízes e desembargadores do TJ-BA. A ofensiva foi aberta por ordem do ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça, que decretou a prisão temporária de duas desembargadoras do TJ-BA e a preventiva do operador de um juiz.

Pedido de Prisão

A Procuradoria-Geral da República (PGR) chegou a pedir a prisão temporária de Maurício Barbosa ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), afirmando que ele exercia "papel central na garantia da impunidade" dos investigados da Operação Faroeste, que apura um esquema de corrupção no Judiciário baiano.

No entanto, o ministro Og Fernandes, relator do caso no STJ, não autorizou a prisão, mas determinou o afastamento de Maurício Barbosa por 180 dias, que acabou sendo exonerado nesta terça-feira (15).