Ministério da Saúde descarta ter vacina para toda a população em 2021

Quantidade deverá ser insuficiente, e grupos não contemplados nas pesquisas, como gestantes e crianças, devem ficar de fora

Por Flávio Gomes
28/11/2020 às 08h22
  • Compartilhe
Foto: Itamar Crispim/Agência Brasil
Foto: Itamar Crispim/Agência Brasil

Representantes do Ministério da Saúde afirmaram, na sexta-feira (27), que a vacina contra Covid não será suficiente para toda a população brasileira em 2021. Além disso, há grupos que não estão participando dos testes, como crianças e gestantes, e não deverão ser imunizados inicialmente.

"Nós definimos objetivos (com grupos prioritários) para a vacinação, porque não temos uma vacina para toda a população brasileira. Além disso, os estudos não preveeem estar trabalhando com todas as faixas etárias inicialmente, então não teríamos mesmo como vacinar toda a população brasileira", explicou Francieli Fontana, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações ao O Globo.

Segundo a pasta, o público-alvo para a vacina ainda será definido quando o imunizante estiver mais próximo de ser disponibilizado, devido à necessidade de se avaliar as características da substância, inclusive as indicações.

No Brasil, há quatro vacinas sendo testadas. Ainda na sexta-feira (27), o laboratório Janssen-Cilag, responsável por um dos estudos no país, enviou um pacote de dados sobre eficácia e segurança verificadas nas pesquisas para avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O objetivo, com o envio parcial dos dados, conforme são produzidos, é agilizar um futuro pedido de registro na agência reguladora. O método, chamado de submissão contínua, foi criado para o contexto da pandemia, que exige urgência dos órgãos públicos.