Donald Trump tem nova derrota no judiciário norte-americano

Na Pensilvânia, ele pediu que votos enviados pelo correio fossem desconsiderados

Por Redação
22/11/2020 às 10h20
  • Compartilhe
Foto: Isac Nóbrega/PR
Foto: Isac Nóbrega/PR

Um juiz federal indeferiu o pedido de uma ação movida pela campanha do presidente Donald Trump para que milhões de votos enviados por correio fossem desconsiderados na Pensilvânia, estado que deu a Joe Biden a vitória na eleição americana - o republicano tentava a reeleição.

A ação, iniciada em 9 de novembro, alegou tratamento inconsistente de votos por correio dado por oficiais eleitorais de condados. Alguns condados notificaram alguns eleitores para que pudessem corrigir erros menores como envelopes de sigilo perdidos, enquanto outros não foram avisados.

Inicialmente, a campanha também havia afirmado que observadores republicanos tiveram seu acesso negado à contagem de votos por correspondência, o que foi refutado por autoridades eleitorais. A alegação foi retirada em 15 de novembro, mas houve novo pedido para que fossem acrescentadas.

Na decisão, deferida no último sábado (21), o juiz Matthew Brann, de Williamsport, descreveu o caso como contendo "argumentos legais forçados, sem mérito, e acusações especulativas". Brann acrescentou que ele "não possuía autoridade para retirar o direito de voto nem de uma única pessoa, quanto mais de milhões de cidadãos".

Porém, ainda na noite de ontem, a campanha de Trump afirmou que buscará acelerar o recurso para a decisão.

*Com informações de agência internacionais.