Ajustes de luz, ruído e contato com natureza: especialistas orientam como ser feliz no home office

Adaptações no trabalho de casa podem ser feitas com o objetivo de contribuir para a saúde mental das pessoas

Por Redação
19/11/2020 às 20h15
  • Compartilhe
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Com a pandemia do novo coronavírus, o home office se tornou realidade na vida de milhões de pessoas no mundo. A prática tem sido tão adotada que, mesmo que uma vacina contra a covid-19 chegue logo, muitos trabalhadores nunca mais voltarão ao modelo antigo de ir ao escritório todos os dias em tempo integral. 

Acontece que, junto com o trabalho em casa, a pandemia tem afetado a saúde mental das pessoas. Uma pesquisa do Instituto Real de Arquitetos Britânicos descobriu que o home office é um dos fatores por trás do aumento nos níveis de estresse entre os participantes do levantamento. As informações são da BBC Brasil.

"As pessoas variam muito de acordo com os tipos de personalidade", diz o psiquiatra Thana Balamurali, do Reino Unido. "Mas os princípios orientadores de todos nós são muito claros: a luz natural, junto com o ar fresco e o acesso à natureza, é fundamentalmente boa para a saúde mental."

Os raios solares e a claridade do dia estimulam o cérebro a liberar o neurotransmissor serotonina, que ajuda as pessoas a se sentirem calmas e concentradas, além de melhorar o humor e reduzir a ansiedade.

Luz do dia

O arquiteto Ben Channon, chefe do setor de bem-estar da Assael Architecture, de Londres, diz que "os benefícios da luz do dia são enormes". Ele orienta que todo mundo coloque a mesa de trabalho perto de uma janela, se possível. 

Além disso, você pode usar espelhos para refletir a luz ao redor do ambiente. Vale ainda pintar as paredes com cores claras, que ampliam o espaço.

Sons e ruídos

A física Rebecca Dewey, pesquisadora da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, e especialista em como o cérebro interpreta o som, diz que diferentes partes do sistema nervoso estão constantemente tentando reconhecer os ruídos do ambiente. "E isso pode ser uma grande distração na hora de trabalhar", conta.

Tampões de ouvido podem ser uma solução para algumas pessoas conseguirem focar no trabalho. Se você quiser ir mais longe, dá pra investir em forros de parede e cortinas mais pesadas para absorver o som, como sugerem alguns arquitetos.

Ambiente bagunçado


Estudos publicados nos últimos anos indicam que a bagunça chega a aumentar o nível de cortisol, um hormônio relacionado ao estresse. A explicação para esse efeito pode estar relacionada ao fato de a desordem entregar informações conflitantes ao cérebro, que precisa trabalhar e focar em meio a distrações desnecessárias.

A psicóloga ambiental Eleanor Ratcliffe, da Universidade de Surrey, diz que o problema da desordem está na quantidade de estímulos que o ambiente acaba gerando.

Portanto, faça uma limpeza, organize-se e guarde aqueles materiais que você precisa, mas não usa com tanta frequência.

Contato com natureza

Há explicações científicas para os benefícios mentais de manter contato com o mundo natural: redução da pressão arterial, controle de ansiedade e estresse, tempo para refletir e relaxar. 

Portanto, trazer plantas e outros objetos naturais para o seu espaço de trabalho em casa pode ter um impacto significativo.

Socialização


A falta de contato social é uma das queixas de quem adotou o home office. Aquelas conversas com colegas no escritório, na fila do almoço, no elevador ou nas escadas são importantes para muitos de nós.

Para suprir esta necessidade, a indicação é usar os aplicativos de videochamada, como Zoom, Google Meet, WhatsApp e Skype, ou o bom e velho telefone para manter as conversas atualizadas.