Documentário traz a poesia e religiosidade do mestre Dorival Caymmi

"Dorivando Saravá, o Preto que Virou Mar", do diretor Henrique Dantas, traz depoimentos de Gilberto Gil, Tom Zé, Jussara Silveira e Adriana Calcanhotto, entre outros 

Por Redação
13/11/2020 às 09h46
  • Compartilhe
Foto: Jorge Rosenberg
Foto: Jorge Rosenberg

O saudoso Dorival Caymmi, um dos artistas mais icônicos da Bahia de todos os tempos, é tema do documentário "Dorivando Saravá, o Preto que Virou Mar", do cineasta Henrique Dantas, que estreia na TV pelo canal Curta!  A exibição será na Segunda da Música, no dia 16 de novembro, às 22h20.

O cantor e compositor, falecido em 2008, foi o primeiro a cantar os orixás do candomblé na música popular brasileira. Ele transportou para a música e para a pintura - outro de seus talentos - sua religiosidade, os misticismos de um povo e toda uma poética fortemente ligada à praia. 

O longa conta com imagens de arquivo em que o próprio Caymmi fala de suas percepções e filosofias de vida, além de depoimentos de artistas como Gilberto Gil, Tom Zé, Jussara Silveira, Adriana Calcanhotto, entre outros que desfrutaram da companhia do compositor ou que regravaram suas canções.

"Dorivando Saravá, o Preto que Virou Mar" é uma produção da Hamaca viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).