'A pandemia veio mais exacerbar ainda esse problema', diz urologista Nilo Jorge Leão sobre o câncer de próstata

Em entrevista ao podcast do Portal M!, especialista falou sobre os cuidados com a saúde masculina

Por Yuri Abreu
06/11/2020 às 11h44
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Desde 2011, a campanha Novembro Azul é realizada para chamar a atenção dos homens com relação ao câncer de próstata, segundo com mais casos entre o sexo masculino, assim como o segundo mais letal no gênero. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa de novos casos da doença, em 2020, é de 65.840. O número de mortes também considerável: 15.576.

Neste ano, a campanha ganha uma importância ainda maior, devido a pandemia do novo coronavírus, já que muita gente, por medo de contrair a covid-19, deixou de ir ao médico especialista para realizar o devido tratamento, o que pode, a depender do caso, ser um divisor de águas entre a vida e a morte do paciente.

"O homem cada vez mais vem procurando cuidar da sua saúde e fazendo consultas regulares. Mas, ainda encontramos resistências, principalmente nos extremos da vida. O adulto mais idoso tem uma tendência, culturalmente, de procurar menos os cuidados médicos. A pandemia, na verdade, veio mais exacerbar ainda esse problema", disse o urologista Nilo Jorge Leão, que também é coordenador do Instituto Baiano de Cirurgia Robótica (IBCR), em entrevista ao podcast do Portal M!.

Na ocasião, o especialista também falou sobre a importância de se procurar regularmente um urologista, principalmente a partir dos 50 anos - a idade cai para 45 anos se o paciente teve algum caso na família -, o fato de o câncer de próstata ser uma doença silenciosa e os exames e tratamentos que podem ajudar na cura - as chances são de 90% se a doença é descoberta no início. Conforme Leão, levar uma vida saudável pode ser um diferencial.

Ele também comentou sobre os trabalhos feitos no Instituto neste sentido, além de deixar uma mensagem não apenas para os pacientes, mas também para os companheiros destes no intuito de dar um maior suporte e auxílio neste momento.

"Peço que os homens procurem se cuidar, como já vem acontecendo, enraizando um cuidado à saúde de uma forma geral, não apenas da próstata. O homem tem de cuidar de sua pressão arterial, do coração e da parte sexual também", disse o médico.

Confira na íntegra o podcast com o médico urologista Nilo Jorge Leão, clicando no player abaixo: