Estatístico diz que eleitorados feminino e da zona rural podem decidir eleição 'apertada' em Luís Eduardo Magalhães

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (8) apontou Oziel (PSD) com 35% e Júnior Marabá (Democratas) com 30% das intenções de voto

Por Yuri Abreu
08/10/2020 às 16h25
  • Compartilhe
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O estatístico Zeca Martins, diretor da Potencial Pesquisa, acredita que a "apertada" eleição em Luis Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, deve ser decidida pelo alto número de eleitores indecisos, principalmente entre as mulheres e moradores da zona rural da cidade.

Em pesquisa divulgada nesta quinta-feira (8) pelo órgão e solicitada pelo jornal A Tarde, o número de pessoas que está nesse grupo é de 36% entre as intenções de voto espontâneo. Com relação aos postulantes, o primeiro lugar é ocupado pelo atual prefeito Oziel Oliveira (PSD), com 30%, seguido de perto pelo adversário político, Júnior Marabá, com 25%.

Já na intenção de voto estimulada, o número de indecisos cai, mas ainda é alto: 24%. Neste, o pessedista aparece com 35% das intenções de voto contra 30% do democrata. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais.

"Vejo sempre que quem está na prefeitura tem a chance de mostrar o trabalho e ser bem avaliado de forma efetiva. Por outro lado, qualquer deslize pode comprometer a reeleição, ainda mais em um cenário de bastante disputa", afirmou Zeca Martins, durante conversa com o colunista do grupo A Tarde e editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, nesta quinta-feira (8).

Assim como entre as intenções de votos, ambos tem uma porcentagem de rejeição parecida na cidade: 40% (Oziel) e 42% (Júnior Marabá). Por isso, conforme Zeca, o caminho a ser adotado pelos postulantes é a busca pelos indecisos. 

"Dentro do eleitorado, a população de homens e mulheres é praticamente igual, mas o percentual de mulheres indecisas está nos 31%. Um caminho pode ser atrir o eleitorado feminino. Na zona rural, mesmo sendo uma diferença pequena, isso pode pender para um dos lados, mesmo com apenas 10% da população morando pór lá", comentou Martins.

Visão

De acordo com o também especialista em marketing político, a pesquisa deve ser considerada também por duas óticas distintas: considerando o mandato de Oziel como um tudo e a questão do comportamento e das ações que ele desenvolveu no combate a covid-19.

Nesse ponto, o atual gestor de Luis Eduardo Magalhães tem 60% de apropvação quanto as ações de combate a pandemia. O índice é do que os 41% dos entrevistados que avaliaram a gestão dele como um todo em ótimo e bom. "Este é um ano complicado, mas quem consegue administrar bem os aspectos da pandemia consegue ter um fôlego ainda maior para participar da disputa com mais chances", disse Zeca Martins.