SUS incorpora vacina ampla da meningite ao calendário de imunização

Imunizante que protege contra quatro tipos da doença só era encontrado na rede de saúde privada

Por Redação
03/10/2020 às 00h00
  • Compartilhe
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Saúde incorporou ao Programa Nacional de Imunizações do país a vacina contra a meningite do tipo ACWY, destinada a adolescentes de 11 e 12 anos.

O Sistema Único de Saúde (SUS) já disponibiliza a todos os brasileiros a vacina da meningite tipo C, mas a mais ampla, do tipo ACWY, estava disponível apenas na rede particular. 

O sorogrupo, representado nas letras que denominam os tipos de meningite, retrata as diversas categorias de bactérias que causam a doença.

Antes da nova incorporação, o calendário de imunização só contava com a vacina contra o sorogrupo C da bactéria. Esta nova inclusão contemplará, em uma só vacina, quatro tipos da doença: A, C, W e Y.

A vacina ACWY foi comprada pelo Ministério da Saúde no ano passado, mas apenas em quantidade para o ano de 2020, e não de maneira permanente. Com a incorporação, publicada no Diário Oficial da União de quinta (1º), a vacina ficará disponível de forma definitiva. 

 

Esquema de proteção

De acordo com o calendário vacinal do SUS, a proteção à meningite é feita com doses na infância - aos 3, 5 e 12 meses - e com um reforço na adolescência, aos 11 e 12 anos.

A vacina do tipo C continuará a ser aplicada, pelo SUS, nas doses da infância, enquanto a do tipo ACWY será aplicada somente no reforço da adolescência.

Os pais que optarem por aplicar a vacina do tipo ACWY em seus bebês, além de outros que quiserem tomar a vacina em outras etapas da vida, ainda precisarão pagar por ela na rede privada.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 20% dos membros dessa faixa etária são portadores assintomáticos da bactéria, o que faz com que eles estejam entre os principais transmissores da doença.

No Brasil, dados do Ministério da Saúde mostram que, de 2015 a 2019, mais de 50% dos casos de meningite aconteceram em pessoas maiores de 15 anos.

 

* Com  informações da CNN Brasil.