Governo Federal confirma intenção em aderir a programa que impulsiona desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19

Mais de 170 países já apoiam Covax Facility, uma alocação global de imunizantes contra o novo coronavírus

Por Flávio Gomes
19/09/2020 às 08h26
  • Compartilhe
Foto: Reprodução Uol
Foto: Reprodução Uol

O governo federal anunciou, na noite de sexta-feira (18), a intenção de aderir à Covax Facility, programa mundial para impulsionar o desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19.

Na última quinta (17), o Brasil havia solicitado à Aliança Global de Vacinação (Gavi) uma extensão do prazo, que terminou à meia-noite deste sábado (18), para formalizar o envolvimento.

Mais de 170 países aderiram ao programa Covax, uma alocação global de vacinas contra o novo coronavírus, que visa impulsionar o desenvolvimento de vacinas para combater a pandemia de Covid-19.

"Mais de 170 países aderiram à Covax, ganhando acesso garantido ao maior portfólio mundial de vacinas candidatas", afirmou o diretor-geral da instituição, Adhanom Ghebreyesus, em comentários pré-gravados em um webinar na quinta.

O diretor também pediu que os países aderissem à iniciativa. "Exorto os países que ainda não aderiram à Covax a fazê-lo até o prazo", disse.

 

Veja a íntegra da nota do governo:

"O governo brasileiro, após tratativas com a Aliança GAVI, confirma a intenção de aderir à COVAX Facility, iniciativa inédita que tem como objetivo acelerar o desenvolvimento e proporcionar mundialmente o acesso equitativo a vacinas contra a Covid-19.

O Ministério da Saúde tem atuado em diversas frentes para alcançar com agilidade e segurança uma solução efetiva para a cura da Covid-19.

A aquisição de uma vacina segura e eficaz é prioridade do Governo Federal".