Setor florestal baiano gera 230 mil empregos e investe em desenvolvimento social

Projetos sociais de empresa beneficiam 64 mil pessoas em três regiões do estado

Por Redação
08/09/2020 às 12h54
  • Compartilhe
Foto: Divulgação/Bracell
Foto: Divulgação/Bracell

Responsável por gerar 230 mil empregos e contribuir com 5,4% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual, o setor florestal potencializa a economia da Bahia, mas também investe no desenvolvimento social onde os investimentos estão alocados. 

É o que aponta a agenda positiva institucional que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), vem construindo com o segmento, desde o final do ano passado.

Uma das empresas que contribui para esse cenário é a Bracell, que tem sede, aqui na Bahia, na cidade de Camaçari. No estado, ela produz anualmente 500 mil toneladas de celulose solúvel, gera 4 mil empregos diretos e atua em 35 municípios da Região Metropolitana de Salvador, Litoral Norte e Agreste. Além disso, as ações sociais beneficiam diretamente 64 mil pessoas das comunidades do entorno dessas cidades.

Em 2019, a produção da empresa rendeu uma arrecadação de R$ 8 milhões em impostos municipais e R$ 2 milhões em imposto estadual. Um dos projetos mantidos pela companhia é o programa de incentivo ao empreendedorismo rural na região do Litoral Norte e Agreste da Bahia.

De acordo com Mouana Fonseca, gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Bracell BA, a empresa tem trabalhado no intuito de contribuir para que as associações aprimorem a organização financeira e gestão. 

"O programa de empreendedorismo da Bracell capacita as lideranças para que consigam elaborar projetos e acessem editais que incrementem seus negócios sociais, dando-lhes mais autonomia. Só este ano, tivemos quatro grupos produtivos com projetos acessando editais", explicou.

Já o vice-governador da Bahia, João Leão (PP), que também é secretário estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE), destacou a construção do relacionamento com o setor buscando econômico atrelado ao desenvolvimento social e humano.

"Abrigamos a Bracell, uma das maiores produtoras do mundo de celulose solúvel, um exemplo de qualidade, tecnologia e desenvolvimento sustentável, mas seu comprometimento com nosso estado vai além, o investimento em desenvolvimento social beneficia mais de 60 mil pessoas em três territórios da Bahia", afirmou Leão.