União diz que Salvador é a capital mais eficiente em pagar compromissos

A análise consiste na gestão fiscal dos estados e dos municípios no ano de 2019

Por Flávio Gomes
25/08/2020 às 18h08
  • Compartilhe
Foto: Divulgação/PMS
Foto: Divulgação/PMS

O Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais de 2020, divulgado nesta terça-feira (25), pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), do Ministério da Economia, aponta que Salvador é, pelo segundo ano consecutivo, a capital do país mais eficiente na execução dos pagamentos de seus compromissos.

A capital baiana obteve o índice de 0,1%, sendo a capital que exibe a melhor qualidade no planejamento de suas despesas. Este índice de eficiência baseia-se no exame da quantidade de despesas reconhecidas e liquidadas que foram transferidas como restos a pagar para o exercício seguinte ou que foram quitadas no próprio exercício. A análise consiste na gestão fiscal dos estados e dos municípios no ano de 2019.

"O índice de 0,1% significa que, para cada R$1.000 de despesa reconhecida, o município quitou R$ 999 no próprio exercício. Mais ainda: além de exibir o menor índice, no ano de 2019 Salvador superou em 28 vezes a média dos percentuais de todas as capitais, que ficou em 2,8%, garantindo aos nossos fornecedores a tranquilidade e a certeza de que os valores correspondentes aos bens e serviços adquiridos lhes serão pagos pronta e tempestivamente", avaliou o secretário municipal da Fazenda, Paulo Souto. 

Salvador também ficou na primeira posição na chamada "Rigidez das Despesas", aspecto que demonstra a capacidade do município de lidar com situações de contração fiscal, medido pela relação entre as despesas de custeio e as totais. Em 2019, Salvador apresentou um índice de 44,9%, quase 10 pontos percentuais menor que a média das capitais.

A publicação da STN também confirma a aprovação de Salvador no indicador de Capacidade de Pagamento (CAPAG), com nota final "B", repetindo desde 2017, ano de implantação desta metodologia, restando-lhe garantida a obtenção de aval da União em eventuais novas operações de crédito.