"Cancelar o ano letivo de 2020 é praticamente cancelar 2021 também", diz Rui Costa sobre retomada das aulas na rede estadual

Governador sugeriu a retomada das aulas com um protocolo rígido de segurança

Por Flávio Gomes
10/08/2020 às 16h28
  • Compartilhe
Foto: Paula Fróes/GOVBA
Foto: Paula Fróes/GOVBA

O governador Rui Costa (PT) destacou, nesta segunda-feira (10), em coletiva de imprensa no canal do Youtube, a possibilidade de retomar o ano letivo de 2020 na rede estadual de ensino. Segundo o governador, anular o ano de 2020 por conta da Covid-19, poderia causar também o cancelamento do ano letivo em 2021.

"Provavelmente não teremos baianos ou brasileiros vacinados em janeiro de 2021. Cancelar o ano letivo de 2020 é também praticamente cancelar 2021, uma vez que o vírus ainda deve estar circulando no país no próximo semestre", apontou. 

Com as aulas da rede estadual suspensas desde o mês de março, parte da comunidade escolar pede o cancelamento do ano como forma de evitar aulas aos sábados e em feriados para cumprir o calendário escolar. 

Ainda, segundo Rui, o melhor caminho para a retomada das aulas é seguir um protocolo rígido de segurança: "Quando a taxa de contaminação estiver menor, com menos leitos ocupados e muito menos óbitos, vamos anunciar o retorno das aulas". 

Rui argumentou também que o cancelamento do ano poderia gerar um maior abandono escolar, devido ao aumento da idade do alunado em relação a série cursada. "Vamos adotar as medidas no momento certo, com o máximo de segurança".