Frota de ônibus em Salvador é ampliada para 80% a partir desta segunda-feira

Semob reforça ações de limpeza tanto nos veículos quanto nas estações

Por Yuri Abreu
10/08/2020 às 08h28
  • Compartilhe
Foto: Bruno Concha/SecomPMS
Foto: Bruno Concha/SecomPMS

Em função do começo da fase dois da retomada das atividades econômicas, nesta segunda-feira (10), a frota de ônibus de Salvador foi reforçada. Segundo a gestão municipal, no total, são 1.770 veículos circulando nos horários de pico: das 5h às 8h, das 8h às 12h e das 15h às 21h.

Os coletivos que estão circulando representam 80% da frota da cidade, um aumento de 10% em relação à circulação dos coletivos na fase um da retomada das atividades. 

A última viagem do bairro para o Centro será às 22h, enquanto no sentido oposto acontecerá às 23h. Estão mantidas as programações atuais nas estações de transbordo, ou seja, das 4h à meia-noite. Quando a cidade entrar na fase três da retomada, o percentual será de 90% (1.991 veículos). 

Aliado a esse aumento, as estações de transbordo da Lapa, Pirajá, Acesso Norte e Mussurunga contam com profissionais distribuindo máscaras e borrifando álcool em gel nas mãos dos passageiros das linhas de maior demanda. 

A borrifação e distribuição de máscara vai continuar enquanto durar a pandemia. Para garantir a segurança e a saúde dos usuários, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) intensificou as ações de higienização.

Segundo a pasta, Cerca de 500 mil pessoas estavam utilizando o serviço de transporte coletivo por ônibus na capital diariamente. O número representa 42% dos 1,3 milhão de passageiros que utilizavam o ônibus diariamente para se deslocar antes da pandemia. Esse número deve aumentar com o início da fase dois da retomada.