'Tá' achando frio em Salvador? Se prepare, pode ser que piore!

Menor temperatura do ano foi registrada na madrugada da última terça-feira (4): 20,4ºC

Por Yuri Abreu
05/08/2020 às 10h16
  • Compartilhe
Foto: Montagem/Reprodução/Redes Sociais
Foto: Montagem/Reprodução/Redes Sociais

As temperaturas mais amenas que têm feito na capital baiana, nos últimos dias, e que têm gerado "resenhas" bem humoradas nas redes sociais, entre os que defendem que em Salvador faz frio e os que desdenham do argumento, devem ser uma constante, pelo menos até o início do mês de setembro.

De acordo com a meteorologista do Insitituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Cláudia Valéria, a cidade registrou a temperatura mais baixa, neste ano de 2020, na madrugada da última terça-feira (4): "congelantes" 20,4ºC. Para se ter uma ideia, Piatã, município da Chapada Diamantina e conhecida como a cidade mais fria do estado, teve, na madrugada desta quarta-feira (5), "amenos" 10,3 ºC.

"Na madrugada de hoje, em Salvador, voltamos a ter uma condição mais recorrente, com a mínima chegando aos 21,3ºC. E as condições devem se manter durante esse período, típico dos ventos, com rajadas pontuais entre os meses de julho e setembro, com temperaturas mais amenas, no litoral", afirmou.

De acordo com ela, o fato de região litorânea estar sob influência de um sistema de alta pressão contribui para a instabilidade no clima. Por outro lado, ela não descartou que as temperaturas, na capital baiana, possam cair um pouco mais, assim como ocorreu em julho de 2017, quando chegou a ser registrado "glaciais" 17,6ºC.

Para esta quarta-feira, o tempo deve permanecer como nos últimos dias, com instabilidades no tempo e a frequencia de chuvas isoladas. As temperaturas, hoje, variam entre R$ 21,3ºC (mínima) e 27ºC (máxima). Conforme o site Climatempo, as rajadas de vento podem chegar a velocidade de 35 km/h.