Pastor Valdemiro Santiago deve pagar indenização por anúncio falso de cura da Covid-19

Procurador do MPF diz que líder da Igreja Mundial do Poder de Deus usa influência religiosa para obter vantagem pessoal

Por Flávio Gomes
04/08/2020 às 16h39
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/ Instagram
Foto: Reprodução/ Instagram

O pasto evangélico Valdemiro Santiago e a Igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD) devem pagar, pelo menos, R$ 300 mil de indenização por danos sociais e morais coletivos por divulgação de Fake News.

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação civil pública destacando que o pastor incorreu em prática abusiva da liberdade religiosa, ao colocar em riscos a saúde pública e induzir fiéis a comprarem um produto sem nenhuma eficácia comprovada.

O Líder da Igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD) divulgou um vídeo na internet anunciando sementes de feijão com supostos poderes de curar a Covid-19. Nas imagens, ele também cita um suposto caso de um fiel cuja recuperação plena da doença usando os feijões estaria comprovada por um atestado médico. As sementes foram anunciadas em três vídeos veiculados no YouTube por preços que alcançavam R$ 1 mil cada. Segundo Valdemiro, a simples germinação dos grãos teria o poder de cura.

"A dignidade da proteção constitucional que tutela a liberdade religiosa não constitui apanágio para a difusão de manifestações (ilegítimas) de lideranças religiosas que coloquem em risco a saúde pública, que explorem a boa-fé das pessoas, com a gravidade adicional de que isso ocorre com a reprovável cooptação de ganhos financeiros, pois ancorados em falsa premissa terapêutica, às custas da aflição e do sofrimento que atinge a sociedade", ressaltou a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC-SP), órgão do MPF em São Paulo responsável pela ação.