China acusa EUA de "intimidação" pela venda forçada do TikTok

EUA desconfia que o aplicativo seja ferramenta de espionagem

Por Redação
04/08/2020 às 08h03
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (4), a China acusou o governo dos Estados Unidos de "intimidação pura e simples" depois que o presidente Donald Trump ordenou a venda até meados de setembro do popular aplicativo TikTok, que pertence à empresa chinesa ByteDance. O país desconfia que o aplicativo seja ferramenta de espionagem.

Em 15 de setembro o aplicativo encerrará as atividades nos EUA "a menos que a Microsoft ou alguém possa comprá-lo e concluir um acordo", anunciou na segunda-feira o presidente americano em referência ao aplicativo que tem quase um bilhão de usuários no mundo, principalmente adolescentes.

Questionado sobre o anúncio de Trump, o porta-voz da diplomacia chinesa, Wang Wenbin, acusou o governo dos Estados Unidos de atacar de maneira frequente as empresas estrangeiras abusando da noção de segurança nacional.

"Isto vai contra os princípios da economia de mercado e os princípios de abertura, transparência e não discriminação da OMC", afirmou o porta-voz.
"Se todo mundo imitar os Estados Unidos, qualquer país poderá adotar medidas similares contra empresas americanas em nome da segurança nacional", advertiu.