Proprietário do Rei do Pirão não vai reabrir restaurantes na fase 2 do plano de retomada

Carlos Alexandre pede cautela na reabertura e programa inauguração de mais quatro unidades

Por Osvaldo Lyra e Flávio Gomes
29/07/2020 às 19h19
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No aguardo do recuo da taxa de ocupação dos leitos de UTI para 70%, donos de bares e restaurantes já se preparam para a abertura. O índice atual, de acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab),  é de 71%.  Próximo da reabertura, alguns empresários pregam cautela. É o caso de Carlos Alexandre, proprietário do Rei do Pirão. Com três unidades na cidade,  ele desconsidera a possibilidade de abrir o estabelecimento imediatamente.

"Eu não vou abrir neste primeiro momento. Vou aguardar um prazo de 20 a 30 dias para normalizar a situação. Na minha unidade da Pituba são 150 mesas e, com as novas regras, vou utilizar apenas 50. Então não vejo com bons olhos e vou continuar com o delivery", pontou o empresário, em entrevista exclusiva ao Portal M!.

Ele analisa como necessária a retomada das atividades, mas pondera algumas particularidades, que vão de encontro com os protocolos de higienização e segurança.

"Nosso setor é o único em que os frequentadores não poderão usar a máscara, por exemplo. No restaurante você tem que retirá-la para consumir e não é interessante o investimento em divisórias de acrílico, que gera um custo muito alto para um período provisório. Estou muito cauteloso e não estou animado", pontuou.

Carlos Alexandre analisa ainda a questão financeira para retardar a reabertura. "O faturamento de restaurante é mesa. Alguns empresários ainda contabilizaram o gasto em rescisões, com a readaptação dos restaurantes com totens, álcool em gel e ainda com o distanciamento necessário. Prefiro me resguardar mais um pouco", disse.

Com três unidades em cidades diferentes, Carlos Alexandre contou que planeja a abertura de mais quatro restaurantes. "Eu tinha cinco unidades, mas tive que fechar Boca do Rio e Simões Filho por conta da pandemia. Hoje opero com Pituba, Lauro de Freitas e Feira de Santana. Além deles, tenho um food truck no Imbuí. Estou com as unidades de Bonfim, Mercado de São Miguel e Shopping Guarajuba prontas para inauguração, além de Vitória da Conquista, que devo inaugurar na próxima semana, primeiramente com sistema de delivery e drive thru" finalizou.